..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

O ESPÍRITO ENCARNADO

Devido ao envolvimento com a matéria densa, de modo geral, os espíritos encarnados vêem-se impossibilitados de revelar totalmente sua espiritualidade. A atmosfera terrena é ambiente difusor onde só é possível a manifestação das suas vibrações inteligentes mais inferiores. A grandeza do conhecimento espiritual já adquirido fica como que bloqueada, sem exteriorizar-se: é como a luz do Sol a
propagar-se através de vidro fosco.

Esse bloqueio opera-se através dos fluidos do corpo duplo, formado com matéria da atmosfera do próprio mundo Terra. A propagação da consciência que possui a PI em seu âmago, não se revela, não consegue vencer essa barreira fluídica.

As vibrações mais sutis e muito do conhecimento espiritual gravado em sua esteira fluídica ficam como que apagados, como esquecidos ficam os deveres a cumprir como PI encarnada.
Outrossim, se o conhecimento da vida espiritual e as lembranças das experiências de encarnações passadas fossem revelados, influenciariam, por certo, as decisões do espírito encarnado.


Nada obstante, é guiado pela própria consciência (juiz implacável) e dispõe, portanto, da faculdade de distinguir o bem do mal. Em função de seu livre-arbítrio, pode fazer bom ou mau uso de sua vontade soberana.

Muitos não dão muita importância à consciência, entendendo que, mais tarde, se corrigirão e que o mal que praticam não é tão prejudicial. Com a continuidade, tornam-se insensíveis, a ponto de considerarem a violência e o crime fatos corriqueiros e banais.

É na atmosfera do mundo Terra que o espírito em evolução tem oportunidade de sentir a manifestação de suas imperfeições que vibram por influência reflexa, em conformidade, com as correntes negativas.

Através de seu livre-arbítrio e da energia da qual se revestiu em seu mundo Astral Superior, o espírito, vibrando com a mesma intensidade e freqüência, com pensamentos positivos, em sentido contrário à manifestação das imperfeições, consegue, desse modo, anulá-las. Livre dessas imperfeições avança um pouco mais no caminho da espiritualidade.

Como a natureza não dá saltos, só através de inúmeras encarnações – por um processo natural, segundo as Leis Universais – o espírito consegue livrar-se, definitivamente, do envolvimento de algumas vibrações negativas. Recupera, assim, cada vez mais, a espiritualidade que lhe é própria, como Partícula do Grande Foco, FORÇA Criadora.

Vai-se libertando das vibrações negativas que o envolvem até atingir grau de evolução que lhe permita continuar a trajetória espiritual somente em plano Astral Superior, não mais necessitando envolver-se com a vida inerente aos mundos de matéria densa.

O ser humano somente consegue verificar a manifestação da Inteligência Universal e a presença de Partícula Inteligente desencarnada através dos fenômenos espiríticos e físicos.
Sente, portanto, a ação da FORÇA Criadora, em função dos mecanismos de percepção apropriados, seja pela mediunidade, em alguns casos, seja, como regra geral, através dos cinco sentidos.

Vale-se também, da intuição (sexto sentido), importantíssima na vida do ser humano, geralmente, desprezada pela maioria.

No mundo Terra, possui o espírito quatro campos magnéticos a envolvê-lo. São campos que vibram em concordância, acoplados simetricamente. Das vibrações justapostas desses campos de energia, resulta um espectro luminoso, conhecido como AURA.

Referidos quatro campos têm origem no:

1. PERISPÍRITO, corpo fluídico próprio do mundo Astral Superior, composto por matéria quintessenciada, veículo de locomoção e manifestação no mundo espiritual respectivo.

2. CORPO MENTAL (consciência do espírito), campo magnético composto por matéria quintessenciada, mais sutil, do respectivo mundo espiritual. Nele são gravadas as vibrações do espírito, constituindo-se, então, verdadeira esteira fluídica.

3. DUPLO ETÉREO (corpo duplo), composto por matéria sutil do astral inferior, veículo de locomoção e manifestação, na atmosfera terrena.

4. CORPO FÍSICO, composto por matéria densa do planeta Terra, através do qual é materializada a vontade do espírito segundo sua memória atávica.

Neste planeta, encarnam espíritos das mais diversas categorias. Portanto, o corpo mental e o perispírito (matéria quintessenciada) variam em função do grau de espiritualidade das PIs. Já o duplo etéreo e o corpo físico são iguais para todos: o mesmo tipo de matéria sutil do planeta.

A PI, na qualidade de espírito, à medida que evolui, potencializa as vibrações espirituais, diafanizando o campo magnético de seu perispírito. Consequentemente, cada vez mais revela toda a FORÇA da sua espiritualidade.

Quanto à transmissão da espiritualidade da PI, será tanto maior quanto mais diafanizada for a matéria quintessenciada do perispírito.

A energia do espírito é transmitida através do campo magnético do perispírito para o campo magnético do duplo etéreo, pelo processo de indução eletromagnética, na proporção relativa à diferença da intensidade dos campos.

Em todo o Cosmos e no mundo Terra (do menor grão de areia à galáxia mais distante), estão presentes na matéria todas as partículas etéreas secundárias. Essas partículas servem de amálgama das partículas fundamentais (quark). São, no entanto, as Forças Reguladoras oriundas do magnetismo do Universo Etéreo (o gráviton, por exemplo) que mantêm a permanente estabilidade do amálgama.

As atmosferas dos mundos de grau mais inferior do Astral Superior são meios de difusão de vibrações semelhantes às que também se propagam na atmosfera do mundo Terra. Isso se dá porque também compõem a atmosfera terrena algumas das mesmas partículas portadoras de Força etérea (as secundárias).

Por esse fato, são mundos em que as vibrações de uma PI encarnada provocam pequena ressonância recíproca nas suas atmosferas, conquanto as atmosferas sejam compostas, no seu conjunto, por matérias diferenciadas.

O perispírito e o duplo etéreo das Partículas Inteligentes encarnadas são também compostos por essas mesmas Forças Etéreas e Forças Reguladoras.

Em virtude dessa composição dos corpos fluídicos, pode o ser humano, através do pensamento negativo ou condicionado a vícios, criar pólo de atração e interagir com algum espírito desencarnado, de pensamento afim, ainda preso à atmosfera terrena. Relacionamento da espécie é sempre causa de perturbação.

Tal relacionamento pode produzir perturbação:

a) de desencarnado para encarnado;
b) de encarnado para encarnado;
c) de encarnado para desencarnado;
d) de desencarnado para desencarnado;

A interação com Partículas Inteligentes de planos do Astral Superior somente ocorre quando os pensamentos são positivos e de elevada moral, salvo em casos especiais ou de profunda afinidade espiritual. Não é causa, entretanto, de qualquer perturbação ou influência sobre essas PIs.

A manifestação dos espíritos quer do Astral Superior, quer do astral inferior, nas mais variadas formas sob que se apresentam, é sentida por uma minoria de seres encarnados. Essa percepção extra-sensorial, seja por via intuitiva, seja por via olfativa, seja através da vidência, dá-se pela influência de suas vibrações e fluidos.

Todos os fenômenos, quer físicos, quer espirituais, são naturais e somente se realizam com o apoio de um ou mais espíritos encarnados, que fornecem seu próprio fluido astral, na maioria das vezes, inconscientemente.

Para a efetivação de fenômenos físicos provocados por desencarnados do astral inferior, necessária se faz a presença, num raio de, no máximo, 50 (cinqüenta) metros, de um ou mais seres encarnados.

Só é possível a realização de determinados fenômenos físicos (desmaterialização, por exemplo) porque os espíritos desencarnados (raramente, alguns encarnados) conseguem anular a ação das Forças Etéreas presentes em cada partícula atômica componente da matéria.

Envolvidos com ambientes difusores próprios de mundos materializados, têm condições de atuar na mesma freqüência de vibração das Forças Etéreas, produzindo, assim, os referidos fenômenos.

É valendo-se de sua FORÇA Criadora (FORÇA Preponderante) que alguns desencarnados presos à atmosfera terrena conseguem manipular essas Forças Etéreas. Geram, assim, Forças Primordiais Reguladoras (elétrica, gravitacional e, possivelmente, a antimatéria), anulando de todo a coesão das moléculas e até mesmo a consubstanciação do átomo.

Quase sempre direcionando o livre-arbítrio para o mal, manipulam a matéria de forma irregular, uma vez que modificam a natureza e nela interferem, bem como na vida dos seres e das coisas do mundo ao qual não mais pertencem.

O comportamento de cada ser revela sua natureza, o resultado final de seu trabalho, após evolução normal e lenta, por longa trajetória na vida terrena. Não pode, portanto, a vida dos seres ser modificada ou dirigida de maneira inconseqüente.

Os pólos atrativos dos mundos do Astral Superior com os do Astral Inferior são formados por uma espécie de atmosfera intermediária (orbital) que propicia essa ligação.

Ainda que observada a Disciplina dessa prática, necessário se faz, também, que toda essa formação de correntes tenha a orientação e o apoio de uma plêiade de espíritos evoluídos dos mundos de luz.

Aquele que tentar a organização de correntes sem esse tipo de orientação e apoio não logrará êxito, ficando, além disso, sujeito a perigoso envolvimento com espíritos do astral inferior, que o podem levar até à loucura.

Há, por outro lado, correntes positivas que envolvem a atmosfera terrena e servem de apoio e meio de ligação permanente com algumas correntes do Astral Superior. Espíritos que estagiam em mundos do Astral Superior de categoria incipiente prestam-se a esse trabalho, com orientação de outros já mais evoluídos.

Da mesma forma, para que um espírito de luz atue na atmosfera do mundo Terra, necessita do apoio de outros de mundos espirituais inferiores, revestindo-se de fluidos de cada um desses ambientes, até que atinja as vibrações da atmosfera do planeta. Porém, somente pode fazê-lo por curtíssimos espaços de tempo, em missão especial.

Quando o espírito se prepara para a encarnação, necessita, também, previamente, de organizar, na atmosfera do planeta Terra, estrutura fluídica que lhe servirá de intermediário entre o mundo Astral Superior e o mundo astral inferior.

Essa estrutura fluídica lhe permitirá configurar o duplo etéreo, semelhante ao corpo físico, bem como, nos momentos de sono, através dele, religar-se ao seu mundo espiritual, com vistas a retemperar as energias de seu perispírito.

Tal revigoramento faz-se necessário porque a PI transmite ao corpo físico, através do perispírito, toda a vida anímica.
Alguns, desconhecendo a necessidade da existência de dois corpos fluídicos distintos (perispírito e duplo etéreo), consideram que seja um único o veículo de locomoção de que se vale o espírito, quer no Astral Superior, quer no astral inferior.

Por meio de cordões fluídicos, o perispírito da PI mantém-se, permanentemente, ligado ao seu respectivo mundo do Astral Superior, através da estrutura fluídica criada na atmosfera terrena, organizada inicialmente. Da mesma forma, liga-se o duplo etéreo, durante todo o tempo de vida na Terra, com o corpo físico, envolvendo cada uma de suas células.

Na desencarnação, o corpo fluídico duplo desliga-se do campo atrativo do perispírito e permanece junto ao corpo físico, como se fora um “fantasma”, em função das Leis de Atração da matéria, uma vez que ambos os corpos se constituem de matéria do próprio planeta. Esses corpos desintegrar-se-ão – segundo as Leis químicas – voltando às substâncias mais simples, das quais eram constituídos.

O espírito, quando se desliga das atrações das vibrações da atmosfera terrena, normalmente, é atraído, de imediato, por seu plano de vibração Astral Superior respectivo. Se envolvido, no entanto, por vibrações negativas muito fortes (formas de pensamento próprias da vida no planeta), não consegue religar-se ao seu plano Astral Superior respectivo.

Sob tal circunstância, permanece preso às vibrações da atmosfera terrena, em função das Leis de Atração dos fluidos, enfraquecendo, assim, cada vez mais, seu perispírito e os cordões fluídicos que o enlaçam ao mundo espiritual.

Ainda que muito perturbado, em recebendo ajuda de outros espíritos do Astral Superior, consegue livrar-se da atração terrena e é, irremediavelmente, atraído por plano Astral Superior, inferior ao seu mundo de origem.

Necessita religar-se a mundo astral inferior ao seu, a fim de despojar-se das manchas negras adquiridas durante o viver no planeta Terra. É indispensável que passe por uma espécie de tratamento em mundo de estágio, até atingir a plenitude espiritual e ser atraído por seu plano de vibração, correspondente ao grau de evolução que atingiu.

Algumas dessas manchas não desaparecem totalmente com o tratamento no Astral Superior. Continuarão fazendo parte das vibrações do perispírito, já que descaracterizado pelo espírito, quando em vida física.

Quando no mundo espiritual de origem, anseia a Partícula Inteligente por nova oportunidade. Planejará, para futura encarnação, forma de vida e condições que favoreçam o desprendimento das vibrações negativas potencializadas em seu perispírito.

Ao desencarnar sob perturbação, tem a Partícula Inteligente o perispírito enfraquecido, restando a ela somente o ambiente difusor do planeta para manifestação das formas de seus pensamentos. O espírito exterioriza tão-somente o que aprendeu em vida física, nada mais lhe sendo possível assimilar ou aprender.

Enquanto envolvido por formas de pensamento que o aprisionem à atmosfera terrena, organizará novo veículo de locomoção, com matéria do mundo Terra. No entanto, em face do enfraquecimento do perispírito, absorverá razoável quantidade de fluidos com miasmas pestilentos.

Não se nos afigura ocioso enfatizar o fato de que muitos desses espíritos, antes do advento do Racionalismo Cristão, quedavam-se na atmosfera terrena, até mesmo por muitos séculos, tal a perturbação e o grau de inferioridade em que se encontravam. Todos, tinham como causa de retenção na atmosfera terrena as correntes formadas por parceiros encarnados, ou dos pólos de atração (vícios etc.) que estabeleceram em vida física.

Em seu mundo superior, a Partícula Inteligente planeja a encarnação, de modo a aproveitar, ao máximo, a preciosíssima oportunidade de aceleramento de sua evolução. Pretende empreender, na Terra, todo o esforço possível, com vistas a mais rapidamente evoluir, alcançando, então, maior grau de felicidade.

Sabe que o fará, também, à custa de muito sacrifício e sofrimento, por força de envolver-se com mundo de vibrações inferiores cuja atmosfera não lhe é propícia à propagação de toda a sua espiritualidade.

Conscientiza-se de que vai esquecer e ignorar a condição de Partícula Inteligente, sentindo-se, muitas vezes, subjugado pelas influências da matéria, mais fortes que sua vontade. Dadas as circunstâncias próprias do mundo físico, poderá esquecer-se, até mesmo, dos deveres a cumprir e de todo o planejamento que fizera.

Não desconhece também o espírito que, no ambiente material, algumas das suas imperfeições irão manifestar-se mais fácil e fortemente, vibrando em sintonia, por influência das irradiações próprias do mundo materializado em que se envolveu.

Somente por seu esforço, reagindo com sua vontade forte e utilizando-se de seu livre-arbítrio para o bem, assim como de toda a espiritualidade e energia que possui e da qual se revestiu em seu mundo espiritual, terá condições de eliminar (anular), mais eficaz e definitivamente, algumas das vibrações que o envolvem desde a origem no Grande Foco, FORÇA Criadora.

O espírito almeja, sempre, deixar no mundo materializado as suas imperfeições. Deseja delas livrar-se para alcançar um plano de vibração Astral Superior mais elevado, gozando, assim, de felicidade relativa maior.

Precisam, portanto, os seres humanos conhecerem-se como Partícula de FORÇA Inteligente. Devem reconhecer-se como irmãos em essência de seus semelhantes, que possuem, latentes, todos os predicados próprios do Grande Foco.

Equipara-se, pois, o espírito a um diamante bruto que necessita ser lapidado em suas faces, revelando o brilho interior e clareando o caminho de retorno ao ponto de origem.

Na atualidade do mundo Terra, o caos e o sofrimento nele reinantes não mais têm como causa maior a influência de espíritos desencarnados que tanto lhe perturbavam a atmosfera e, sim, a total falta de esclarecimento espiritual do ser humano.

Precisa o ser humano compreender que, sem outro semelhante no mundo, só poderia interagir com os animais e as plantas. Teria vida inútil, extremamente vazia e triste. Já, com a presença de outros da mesma espécie, poderão ser supridas a contento todas as suas verdadeiras necessidades espirituais e materiais.

É o instinto de sobrevivência destituído da falta de esclarecimento espiritual a causa primeira de muitas revoltas e injustiças. A maioria dos seres humanos, quando interage com o semelhante, o faz voltada para suas necessidades materiais, muitas vezes prejudicando-o conscientemente: não respeita as diferenças.

Em tais casos, um vetor resultante descarrega as correntes negativas e pesadas que envolvem o planeta e que vêm a lesionar todo o conjunto psicossomático de quem assim interagiu.

Precisa o homem compreender que é o momento de lutar, não mais pela conquista dos bens materiais e, sim, pelo domínio dos instintos e das emoções, sobretudo, através da reforma de usos e costumes.