..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

EVOLUÇÃO DA PARTÍCULA INTELIGENTE NO ASTRAL SUPERIOR

À falta de compreensão ampla e profunda sobre a vida fora da matéria, o ser humano apenas pode raciocinar no campo das especulações.

Tendo em vista a interação entre as diversas PIs existentes no mesmo
mundo Astral Superior, estas recebem dos planos mais elevados um influxo de energia e transmissão de conhecimentos, induzidos através da esteira fluídica do Universo Etéreo do Grande Foco, FORÇA Criadora. Tal influxo lhes dá condição de vibrar, cada vez mais, todas as suas potencialidades inatas.

Em nível da FORÇA espiritual, nos mundos do Astral Superior, a PI evolui sempre, inexoravelmente. A Partícula Inteligente adquire cada vez mais energia e poder, à medida que se livra das vibrações negativas que a envolveram. Vai-se religando, através das vibrações da essência de sua espiritualidade, com as correntes mais sutis do Grande Foco, Vida do Universo (Inteligência Universal).

No ambiente de difusão do Astral Superior, a percepção pela Partícula de FORÇA do que é e representa como Partícula Inteligente do Todo revela-se em sua plenitude: as Leis Naturais, em hipótese alguma, são infringidas; só há o dever a cumprir. As concepções e os conceitos são extremamente diferentes dos concebidos no mundo Terra.

Em função da atmosfera ou aura que envolve esses planos de vibração do Astral Superior, somente se propaga parte dos predicados do Todo, isto é, os valores que se manifestam são relativos ao grau de evolução das PIs.

Mesmo que mínimos esses valores manifestam-se em toda sua plenitude, com toda clareza.
As imperfeições não são da essência das PIs: são relativas às vibrações inferiores que as envolveram no Grande Foco e que criaram uma espécie de rede fluídica negativa (espectro de energia), que as enclausura e não permite que se manifestem em todo o seu esplendor, em todo o seu valor espiritual.

A evolução das Partículas Inteligentes que fazem parte de um mesmo mundo ou plano de vibração Astral Superior próprio opera-se lentamente, porém, de forma inexorável. É lenta porque todas as PIs têm o mesmo grau de evolução, vibram em harmonia, em concordância, não há muita troca de conhecimentos; é pouca a aquisição de energia de vibração espiritual superior. Nas interações entre PIs, a soma vetorial aproxima-se de zero, é quase nula.

Nesses mundos espirituais, pela ação das PIs, há somente uma espécie de decaimento da energia, quase que natural, das vibrações inferiores da matéria quintessenciada, que as envolve.

A cada decaimento, por força da Lei de Conservação da Energia, a matéria sutil própria de cada plano de vibração astral é subdividida em Partículas Etéreas mais inferiores. Pela Lei de Atração dos Fluidos, a matéria quintessenciada passa a fazer parte da atmosfera de mundos diferentes, sempre de nível inferior: uma espécie de transferência de energia fluídica. Pode-se dizer que os ambientes desses planos de vibração do Astral Superior diafanizaram-se.

Esses fluidos (Partículas Portadoras de altíssimas energias), em função das correntes vibratórias da atmosfera que envolve o planeta Terra, são também atraídos permanentemente; estão penetrando na atmosfera terrena, diafanizando-a cada vez mais. E tudo ocorre por força do maior grau de espiritualidade que se está desenvolvendo no planeta.

Nos mundos do Astral Superior, há, claramente, a real noção do dever a cumprir: não há perda de tempo. Há, tão-somente, a visão ampla e verdadeira, sem enganos ou fantasias, sobre a vida da PI e as Leis que regem o Universo, sobre o retorno, inexorável, às suas origens, o Grande Foco, FORÇA Criadora.

As Partículas Inteligentes envolvidas por vibrações dessa natureza almejam alcançar imediatamente a evolução plena e total. Desejam conquistar felicidade relativa, cada vez maior, em mundo superior ao seu, onde o ambiente é mais diafanizado. Buscam alcançar maiores predicados, que possuem no seu íntimo, como Partículas do Grande Foco, FORÇA Criadora, visando a que se possam manifestar e produzir mais felicidade espiritual própria.

Para uma PI, nos planos de vibração Astral Superior, além de todos os conceitos serem completamente diferentes dos do mundo Terra, os princípios científicos predominantes são muito superiores, não restando quaisquer dúvidas quanto ao equilíbrio, à harmonia e à evolução. Há uma visão clara da vida espiritual e somente a consciência do dever a cumprir.

Para os diversos estados da matéria desses mundos, as Leis são específicas, apropriadas à matéria sutil (matéria quintessenciada). Quanto mais quintessenciada, maiores as influências do vetor-FORÇA do Grande Foco, FORÇA Criadora.

A Partícula Inteligente, nos mundos Astrais Superiores próprios, utiliza-se da matéria quintessenciada do mundo em que estagia, para organizar um corpo fluídico (perispírito).

A finalidade desse mecanismo (ou veículo) desenvolvido pela Partícula Inteligente depende unicamente da sua vontade, e serve para interagir e manifestar sua FORÇA inteligente, inclusive em mundos inferiores ao seu.

Outro corpo fluídico, o corpo mental, envolve, também, cada PI em seu mundo de luz. O corpo mental nada mais é que o conjunto das vibrações da PI nesse ambiente difusor, acentuado componente da aura (espectro de energia) que envolve cada PI.

O corpo mental pode ser definido, outrossim, como CONSCIÊNCIA da Partícula Inteligente.
Tal consciência – união da inteligência (conhecimento profundo, compreensão, habilidade, clarividência) com a vontade (determinação, firmeza, moral, livre-arbítrio) – reflete toda a espiritualidade da PI.

Portanto, em plano Astral Superior, a PI é composta por corpo mental, também denominado esteira fluídica, e corpo fluídico ou perispírito.

Quando precisa comunicar-se com mundos inferiores (ambientes difusores diferentes), necessita revestir-se de matéria própria desses mundos. Envolve-se com novos fluidos, com roupagem apropriada, à medida que vai penetrando em atmosferas menos diafanizadas.

Nesses deslocamentos pelos diversos planos de vibração, pode--se dizer que o espírito é sempre Luz. E, nas suas manifestações nos mundos físicos, cada tipo e nuance de cor representa a forma e a intensidade da FORÇA do pensamento irradiado.

A matéria sutil que faz parte da atmosfera dos diversos mundos do Astral Superior, com a qual necessita envolver-se, reveste-o com novo perispírito, que recobre o original e o acompanha como a sombra, o corpo. O novo perispírito, igual ao das Partículas Inteligentes desses planos de vibração em que se envolveu, é o veículo que lhe permite propagar sua FORÇA naquele meio diferente do que lhe é próprio.

Nesses envolvimentos, vão sendo gravadas, independentemente de sua vontade, em seu quadro fluídico, todas as formas de pensamento (vibrações) produzidas em tais ambientes. São experiências que ficam registradas nesse corpo mental (esteira fluídica), amoldadas segundo as formas de pensamento.

Há uma evolução mais acelerada para os espíritos do Astral Superior, quando se lhes oferece oportunidade de envolver-se com vibrações de mundos espirituais inferiores.

Faz-se, também, mais acelerada a evolução, quando se envolve o espírito, em curtos lapsos de tempo, com o astral inferior, permeando as correntes positivas que envolvem essa atmosfera. O envolvimento tem por finalidade emprestar apoio a alguma corrente fluídica, tornando-a mais forte, capaz de permitir melhor desempenho no trabalho de espíritos mais evoluídos, da plêiade do Astral Superior.

As PIs mantêm sua individualidade, em toda sua trajetória evolutiva, através dos diversos planos de vibração do Grande Foco, Vida do Universo. Isso porque cada pensamento, cada ação da FORÇA, mesmo que se dêem na mesma fração de segundo, no mesmo local, nas mesmas circunstâncias, nunca são iguais. Tal se dá ainda que, em determinado momento, a energia dos pensamentos tenha a mesma intensidade, velocidade e freqüência.

Sempre há alguma defasagem, principalmente em função do grau de espiritualidade das PIs, mesmo que com valores bem aproximados.

A individualidade é o resultado do somatório das infinitas ações permanentes da FORÇA, desenvolvidas por toda sua trajetória evolutiva. Permanecem essas ações da PI gravadas em sua esteira fluídica ou quadro mental, como um espelho, a refletir-lhe toda a trajetória.

Para os espíritos mais evoluídos, o envolver-se com mundos inferiores não deixa de constituir sofrimento, uma vez que precisam renunciar ao nível de felicidade próprio de seu mundo.

Muitas vezes, vêm à atmosfera da Terra com a missão de enredar em malha fluídica obsessores presos à materialidade, a fim de encaminhá-los aos mundos espirituais respectivos.

Quando ingressa na atmosfera terrena, o espírito evoluído é tomado da mesma sensação que sentiria um ser humano ao penetrar em lamaçal mal cheiroso. Fá-lo, no entanto, pela satisfação de ajudar a humanidade, como dever que lhe cumpre.

Espíritos há que têm por objetivo dedicar seu amor a determinada comunidade carente. Com ela convivem, por curto período, dia a dia, em condições adversas, a fim de transmitir-lhe conhecimentos que lhe propiciem a aquisição de maior grau de espiritualidade.

A Luz Astral Superior, quando encontra apoio de correntes de espíritos encarnados, manifesta-se, no ambiente difusor do planeta Terra, sob formas belíssimas e perfeitas.

Quando a manifestação é produzida por mais de um espírito de luz, apresenta formas geométricas simétricas e nuances de cores harmoniosas. É fenômeno que traduz a vontade das FORÇAS espirituais, bem como as formas de pensamento que estão sendo emitidas e projetadas na atmosfera terrena, naquele momento.