..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

Glossário

Acervo espiritual: É a bagagem, o somatório de valores adquiridos pelo espírito no decorrer das suas reencarnações rumo ao seu aperfeiçoamento.
Água fluidificada: é o nome usado da água potável após ser impregnada de eflúvios fluídicos espargidos pelo Astral Superior.
Alegórico: Representação de um ato, fato ou ação não real, preparado para o espetáculo, fantasiado, enfeitado.
Aminoácido: Constituintes fundamentais das proteínas.
Apocalíptico: Excessivamente alegórico estilo obscuro, ameaçador, assustador, arrasador, destruidor.
Assistentes assíduos: são pessoas que vão frequentemente às casas racionalistas cristãs e conhecem os princípios doutrinários.
Assistentes de primeira vez: são pessoas que nada conhecem sobre a Doutrina, seguem crenças diversas, mas têm dúvidas em relação a elas. Vão às casas racionalistas cristãs por curiosidade ou por problemas pessoais e familiares de ordem psíquica, mesmo não percebendo isso.
Assistentes iniciantes: são pessoas que atingiram o grau de identificação com os princípios doutrinários suficiente para retornar às casas racionalistas cristãs e assistir a mais reuniões. Começaram a ler os livros editados pela Doutrina, a praticar a limpeza psíquica em seus lares, e a buscar respostas para suas dúvidas.
Assistentes ou frequentadores ou público: são os participantes das reuniões públicas. Recebidos pelos militantes das casas racionalistas cristãs sem distinção de raças ou etnias, de seitas ou cores político-partidárias, e com qualquer nível cultural, econômico ou financeiro, os que a elas comparecem são bem-vindos e recebidos com o mesmo calor humano, pois todos têm a mesma origem espiritual.
Associação cultural: é o espaço adequado situado no recinto das casas racionalistas cristãs, destinado a atividades sociais, educacionais, culturais, recreativas e filantrópicas, observados os princípios racionalistas cristãos.
Astral inferior: São espíritos que permanecem na atmosfera fluídica da Terra em estado perturbativo. Na literatura racionalista cristã, astral inferior também designa o ambiente fluídico pesado que envolva os espíritos inferiores.
São espíritos que permanecem na atmosfera fluídica da Terra em estado perturbativo. Na literatura racionalista cristã, astral inferior também designa o ambiente fluídico pesado que envolva os espíritos inferiores. 
Astral Superior: Plano astral habitado por Espíritos relativamente evoluídos e já plenamente conscientes da sua situação. Portanto, são espíritos que já detêm grau superior de evolução espiritual. Por isso, não mais necessitam voltar a este planeta para continuar seu processo evolutivo, que é eterno. Na literatura racionalista cristã, Astral Superior também designa o ambiente fluídico já diáfano que envolve os Espíritos Superiores, igualmente denominados Forças Superiores.
Atavismo: Lembrança de encarnações passadas registradas no corpo mental.
Atendimento personalizado ao público ou, simplesmente, atendimento ao público: é o acolhimento dado a qualquer assistente que queira aconselhamento para problemas de ordem exclusivamente espiritual ou a estudiosos e pesquisadores em busca de um sentido mais profundo para a vida ─ a espiritualidade ─ insatisfeitos com as orientações que restringem tudo ao campo da matéria. Em dia e horário fixos ou previamente marcados, o atendimento ao público é feito pelo presidente efetivo da casa racionalista cristã ou, por este indicado, por diretor ou militante com bom conhecimento da Doutrina.
Atônito: espantado, pasmado, estupefato, espavorido, assustado, perturbado.
Atroz: Desumano, de grande crueldade, perverso apócrifos: duvidoso, não autêntico, suspeito, não digno de crédito apóstolos: pessoa que segue os ensinamentos de outra que julga ser seu Mestre, (exemplo: discípulos de Jesus) arbitrariedades: medidas tomadas contra alguém sem o uso da lógica ou da razão (medidas ou decisões arbitrárias).
Aura: É uma névoa ou nuvem fluídica (atmosfera) que circunda todos os seres (corpo humano, os graníticos, minerais, vegetais e animais) e mundos (formados ou em formação). É a emanação (irradiação) das três vidas que constituem os corpos: vida inferior, vida intermédia e vida superior.
Auxiliares de estrado: são os militantes indicados pelo presidente efetivo de uma casa racionalista cristã para prestar auxílio no estrado durante as reuniões espiritualistas, particularmente no sacudimento.
Auxiliares de salão: são os militantes indicados pelo presidente efetivo de uma casa racionalista cristã para receber os assistentes e observar a ordem e o silêncio no salão, que devem existir sempre.
Axônio: Ou fibra nervosa, responsável por transmitir informações para outras células; cada célula possui somente um axônio: dendrito fino e alongado.
Basílica de São Pedro. É a mais importante igreja para os católicos e está instalada em Roma, no Vaticano.
Bastão: é a peça de madeira de forma cilíndrica, tipo batuta de maestro, usada pelo presidente à cabeceira da mesa do estrado nas reuniões espiritualistas e administrativas. Tem por finalidade determinar as irradiações a serem feitas pelo fecho, o sacudimento e convocar os auxiliares de estrado, para dar orientações.
Bem-aventurança; Estado de total tranquilidade na vida eterna para os religiosos, local de pleno gozo de alegria e prazer espiritual.
Bíblia: Conjunto de livros que formam a “história bíblica”, obra considerada sagrada e de uma possível inspiração divina por algumas religiões ou respectivos grupos religiosos.
Bioelétrica: Pacote de ondas eletromagnéticas transmitidas pelo espírito, correspondentes às formas de pensamento.
Bisbilhotice: Curiosidade por detalhes em tudo, intromissão na vida dos outros.
Bispo: Padre responsável por uma diocese na religião católica, nas igrejas protestantes também existe este cargo de chefia em algumas delas.
Boa fé: não possuir maldade, Ingenuidade, acreditar na bondade dos outros.
Burro ou burrico; animal muar de porte pequeno e usado no oriente para transporte de carga e de pessoas.
Buscador da verdade: Estudioso incansável da vida material e espiritual, pessoa que está em constante busca de novos conhecimentos para sua evolução material e espiritual.
Cabeceira da mesa do estrado ou, simplesmente, cabeceira da mesa: é o lugar da mesa do estrado em que se posiciona o presidente nas reuniões espiritualistas e administrativas.
Cadeira de obsedados: também denominada Cadeira F, é uma cadeira adequada destinada ao portador de transtorno psíquico, e colocada nas laterais da mesa do estrado em ambos os lados do fecho.
Cadeiras da assistência: também denominadas bancos, é o mobiliário onde os assistentes sentam-se para ouvir explanações da presidência, manifestações mediúnicas e doutrinações do Astral Superior, no transcurso das reuniões públicas.
Canônico: Normas de ação de acordo com os dogmas da igreja crucial: em forma de cruz, que permite concluir de forma decisiva um determinado assunto religioso ou teólogo, conclusão fundamental. Contingência: eventualidade, possibilidade de que algo possa acontecer ou não, probabilidade.
Cardeal: Principal, fundamental, eleitor do papa nos prelados da igreja católica apostólica de Roma.
Carta de apresentação: é o documento que o militante apresenta quando visita uma casa racionalista cristã, e que permite, a critério do presidente da Casa visitada, colaborar nos trabalhos espiritualistas ali realizados, na função que exerce na Casa de origem. Na carta de apresentação, assinada pelo presidente, deve estar declarada a função que o militante desempenha e o período do seu afastamento. A carta de apresentação pode ser substituída por mensagem eletrônica via internet e é dispensável quando o militante estiver acompanhando o presidente efetivo da Casa.
Casa-Chefe: localizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, é a sede mundial do Racionalismo Cristão, de onde partem instruções, esclarecimentos e diretrizes da Doutrina para as demais casas racionalistas cristãs, em nível mundial. Nela estão centralizadas as atividades espiritualistas sob orientação do Astral Superior, projetando sua influência sobre a Terra.
Casas racionalistas cristãs ou, simplesmente, Casas: são os edifícios onde se explana e pratica o Racionalismo Cristão, com a observância dos princípios exarados na obra intitulada Racionalismo Cristão, e de acordo com a rigorosa disciplina fixada neste livro – Prática do Racionalismo Cristão.
Casta: Classe social de pessoas que normalmente se distingue por privilégios.
Catequizador: Doutrinador, divulgador, missionário, pregador contraditório: que implicam em contradição de ideias ou de princípios doutrinários, termos ou doutrinas que são contrárias.
Células-tronco: Células indiferenciadas, capazes de proliferar e dar origem a múltiplos tipos celulares. São elementos essenciais à regeneração dos tecidos.
Classes espirituais: são os diversos níveis de igual evolução espiritual que compõem cada mundo de estágio.
Cloacal: Região destinada a receber as dejeções.
Coacervados: Reunião de um grupo de moléculas de proteína, sob mesma capa.
Componentes da corrente fluídica ou, simplesmente, componentes da corrente: são os integrantes das correntes fluídicas que tiveram seus nomes escolhidos pelos organizadores astrais para compor a corrente fluídica de uma reunião espiritualista.
Comprimento de onda: Distância entre duas cristas, ou entre dois vales de uma onda regular (geralmente senoidal). Quanto maior a distância entre cristas, menor a frequência.
Concílio: Encontro de bispos ou de chefes religiosos para determinado fim.
Confraternização Universal: Comemoração realizada no primeiro dia de cada ano gregoriano e somente deveria ser comemorada quando toda a humanidade estivesse convivendo em paz e harmonia espiritual.
Conjecturas: Opinião formada sobre uma hipótese, aparência, suposição, presunção.
Conselheiro: é o militante que integra o Conselho Superior da Casa-Chefe.
Conselho Fiscal: é um dos órgãos de direção da Casa-Chefe, a que compete dar orientação patrimonial, financeira, fiscal e contábil nos assuntos de ordem material.
Conselho Local: é um dos órgãos de direção das filiais e dos correspondentes, a que compete estabelecer as ações locais de natureza administrativa e financeira, fixar as linhas de ação voltadas para a segurança do patrimônio material sob sua responsabilidade e promover a divulgação, prática e permanente expansão da Doutrina, tudo e sempre em conformidade com as diretrizes e orientações recebidas da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão.
Conselho Superior: é um dos órgãos de direção da Casa-Chefe, a que compete fixar as linhas de ação voltadas para a preservação filosófica e patrimonial do Racionalismo Cristão em nível mundial.
Coptas: religiosos cristãos da Etiópia que não acreditavam na existência física de Jesus, por isso foram considerados hereges pela igreja romana e perseguidos.
Cordões fluídicos: São constituídos de vida anímica e ligam o corpo carnal ao corpo astral.
Corpo espiritual; É o princípio inteligente totalmente imaterial e assemelhasse a uma forma de luz ou energia vibratória que anima o corpo físico enquanto o Espírito encontra-se encarnado ou de posse deste corpo como se diz terra-a-terra.
Corpo físico: É o mesmo que corpo humano e composto de matéria oriunda aqui do mundo Terra.
Corpo fluídico: É o corpo composto de matéria fina proveniente do mundo que o Espírito pertence de acordo com o seu nível de evolução já alcançado.
Corrente fluídica: É o todo homogêneo ou perfeito constituído pela força anímica e o pensamento partidos de cada pessoa que se coloca à volta da mesa dos trabalhos. As pessoas são escolhidas pelo Astral Superior e formam o ímã de atração dos corpos, aplicada ao mundo invisível, aos dois elementos componentes do Universo – Força e Matéria. Esse ímã atrai à corrente fluídica os espíritos superiores e inferiores, conforme o fim almejado pelo Astral Superior que a organizou. Há uma outra corrente fluídica formada pelo Astral Superior, em volta da mesa das sessões e por trás dos médiuns e esteios, que assim ficam protegidos e garantidos. Esta dupla corrente formada pelo fluído do astral superior é luminosa. Portanto, são vibrações do pensamento dirigidas às Forças Superiores em sua atuação astral sobre a Terra. São obrigatoriamente organizadas nas casas racionalistas cristãs para a realização das reuniões.
Correspondente: é a categoria inicial de uma casa racionalista cristã.
Cortesã: Meretriz elegante, mulher dissoluta que vive luxuosamente, mundana, mulher favorita de um soberano por sua beldade.
Crendice: Crença popular sem fundamento lógico ou racional, abusão.
Cúpula: Alta direção de uma empresa ou de uma entidade religiosa ou social.
Dendritos: Prolongamentos, ramificados múltiplas vezes, como pequenos ramos de árvores, através do qual o neurônio recebe informações das células a que esteja ligado.
Derrogar: Anular, desfazer, abolir, revogar, doutrinação: pregação, catequese, ensino, proselitismo difundir: propagar, divulgar, transmitir, ensinar, transferir.
Desdobramento: Dá-se quando o corpo dorme ou a criatura está em concentração. O espírito se desprende do corpo, forma o seu corpo astral e se afasta, continuando todavia sempre ligado ao corpo físico por cordões fluídicos.
Desejo: É uma coisa toda material, a criatura quer satisfazer os seus caprichos;
Desencarnação: É o abandono, a retirada definitiva do espírito daquele corpo que lhe serviu de veículo no mundo Terra.
Desobsessão: É a normalização dos obsedados que se faz inteira e radicalmente com a intervenção do Astral Superior. A desobsessão é feita, com melhores resultados, nas correntes fluídicas organizadas nas Casas Racionalistas Cristãs, mas também se pode normalizar o obsedado onde não existirem filiados ou correspondentes do Centro Redentor, mas sob a orientação deste.
Diafanizado: Ambiente ou plano astral constituído de matéria mais fina ou mais leve do que a do nosso plano terreno. Dia de Natal: É comemorado a cada dia 25 de dezembro de todos os anos, foi arbitrariamente convencionado pela igreja como a data que Jesus nasceu na sua última encarnação em corpo humano aqui no nosso mundo Escola (a Terra).
Diatermia Espiritual: É o aquecimento do espírito, através das irradiações dedicadas a Plêiade do Astral Superior! E, na vida material, o termo diatermia é o método terapêutico destinado a fazer penetrar no organismo o calor de origem elétrica. Então, se pode presumir que esse adicional aquecimento do espírito tonifica ainda mais o organismo do praticante da Limpeza Psíquica, (emissor das irradiações).
Discernimento: Entendimento, critério, ato de discernir um estudo ou situação.
Dispersar: Espalhar, dividir, disseminar.
Doutrinador: é o militante que preside uma reunião pública, após ter concluído o treinamento específico para doutrinadores.
Edifício: é o conjunto arquitetônico que abriga todas as instalações de uma casa racionalista cristã.
Efígie: estátua de barro, de madeira, ou de outro material precioso ou não que normalmente representa uma pessoa julgada importante em uma determinada época.
Emulação: Rivalidade, competição, querer igualar-se a outra pessoa.
Encarnação: É o ato de o espírito tomar posse do corpo que lhe vai servir de veículo neste mundo para, através dele, se depurar e alcançar maior evolução. Expulsado pelo útero a criança normalmente chora o que denúncia que o espírito se apossou do seu corpo, passou a incitá-lo e a movimentá-lo. Deu-se a encarnação do espírito. Período em que o Espírito permanece encarnado em um corpo humano aqui no planeta Terra. É o espaço de uma trajetória terrena do Espírito.
Encarregado de salão: é um dos diretores indicado pelo presidente efetivo de uma casa racionalista cristã para supervisionar o atendimento aos assistentes e dar cumprimento à disciplina durante as reuniões públicas.
Endométrio: Revestimento interno do útero.
Enzima: proteína que tem a função de regular a velocidade das reações químicas orgânicas geralmente acelerando-as.
Escola Hermética: Localizada no Egito Antigo se dedicava ao estudo de todas as ciências, incluindo em seus estudos o espiritismo.
Especulação: logro, pesquisa teórica ou abstrata, ganho elevado em uma operação de negócios comerciais ou mercantis.
Espiritismo kardecista: É uma forma de espiritismo baseado nos evangelhos bíblicos e por isso é uma forma de espiritismo “bíblico religioso”.
Espiritismo racional: É uma forma de espiritismo científico que não se baseia nos textos bíblicos e em nem outro livro religioso.
Espírito de luz ou Espírito Superior: Espírito já evoluído em tal nível de conhecimentos, que não mais precisa encarnar no plano terreno. Também se diz que é um: “Espírito Iluminado”. Espírito que já atingiu a 18ª. Classe de mundos numa série de 33.
Espírito: é Força, cuja essência é luz, que manifesta inteligência e poderes proporcionais ao seu grau de evolução, que podem ser empregados tanto para o bem quanto para o mal, conforme o uso do livre-arbítrio.
Espíritos obsessores: Elementos fluídicos danificadores, são atraídos, por estreita afinidade, pelas criaturas mal-humoradas, vingativas, invejosas, irritadas, desonestas e também as que alimentam fraquezas e vícios. A ação dos obsessores pode ser branda ou violenta, de acordo com os sentimentos que os animam, como paixão, ódio, vingança, ciúme, etc.
Esplêndido: Brilhante, reluzente, brilhoso, grandioso, suntuoso.
Esporos: Fetos, musgos, cogumelos, bactérias: produzidas pelos vegetais mais inferiores.
Essênios: Grupo religioso que vivia em comunidades isoladas da humanidade e se preparavam para a vinda de um Messias. Localizavam-se na Palestina.
Esses milhares de mundos subdividem-se em 5 séries, a saber:
Esteio: é o militante que auxilia as Forças Superiores na composição das correntes fluídicas, contribuindo, com perfeita e imperturbável concentração mental, para a estabilidade da corrente. O esteio pode ter a faculdade mediúnica de incorporação mais aflorada; contudo, não deve se manifestar nas correntes fluídicas em nenhuma hipótese, enquanto não se achar em condições de desenvolver essa mediunidade dentro das correntes, quando, só então, pode ser chamado de médium em desenvolvimento e, posteriormente, já desenvolvida a mediunidade, de médium.
Estrado: é o local do salão, preferencialmente com doze centímetros de elevação em relação ao nível do piso e evitando-se o uso de degrau, onde situados o semicírculo e a mesa de trabalho das reuniões.
Etérea: A mais pura e elevada forma de energia.
Eunuco: Homem serviçal de um rei ou imperador que era castrado.
Evangelho: Quer dizer “boa nova”, e no Novo Testamento da história bíblica formam a parte dos ensinamentos que pretendem divulgar a vida de Jesus.
Falange de obsessores: agrupamento de espíritos desencarnados, vivendo irregularmente na atmosfera terrena.
Fecho: indicado pelo presidente efetivo de uma casa racionalista cristã é o militante que fica posicionado na extremidade oposta à cabeceira da mesa do estrado. Cabe ao fecho proferir as irradiações de acordo com os sinais de bastão. É também definido como fecho ou cadeira do fecho o local em que esse militante se posiciona.
Ficha de inscrição: é o documento com informações de ordem pessoal que o candidato a militante deve preencher e apresentar ao presidente efetivo da casa racionalista cristã onde pretende prestar sua colaboração. Esse documento deve ser anexado ao requerimento em que o interessado solicita sua inscrição na militância.
Filial: é a categoria de casa racionalista cristã autorizada pela Casa-Chefe a realizar trabalhos de natureza mediúnica nas reuniões públicas e nas de desdobramento.
Filósofo: Pessoas que se ocupam na definição do pensamento, princípio do conhecimento do ser humano.
Fiscal de porta: é o militante indicado pelo presidente efetivo de uma casa racionalista cristã para receber os assistentes na entrada do edifício.
Flagrum: espécie de instrumento de flagelo usado pelos soldados romanos
Força e Matéria: são os dois únicos elementos de que é composto o Universo, segundo o entendimento do Racionalismo Cristão. Força é o princípio inteligente, imaterial, ativo e transformador. Matéria é o elemento passivo e amoldável.
Força: É o Grande Foco gerador de todas as forças da natureza física e astral. É o primeiro dos dois únicos elementos componentes do Universo (o outro é a Matéria). É o agente ativo, transformador. É inteligência, é poder, é o princípio que tudo anima.
Fóton: Partícula de energia luminosa.
Frequência: Numero da crista ou vales de uma onde regular, geralmente senoidal, que ocorrem em um determinado período de tempo. E inversamente proporcional ao comprimento de onda.
Frequência: Número da crista ou vales de uma onde regular, geralmente senoidal, que ocorrem em um determinado período de tempo. E inversamente proporcional ao comprimento de onda.
Grande Foco: É a força inteligente, é a VIDA UNIVERSAL, Inteligência Universal Suprema, Força Criadora do Universo, difundida no espaço e no tempo e expressa como Unidade. O mesmo que FORÇA. Emprega-se a expressão Força quando se trata da sua associação com a Matéria e Grande Foco quando se quer exprimir o agente universal, na sua concepção infinita, que o vulgo denomina “Deus”.
Heresia: Doutrina religiosa sustentada por um membro da igreja, condenada por esta, por haver contrariado os seus interesses dogmáticos e financeiros.
Herético: É aquele que professa ou defende uma heresia, segundo a convenção da Igreja.
Horto: Pequeno terreno onde são cultivadas plantas de jardim, local aprazível e recomendado para o descanso.
Ignóbil: Infame, torpe, abjeto, aquele que é de uma baixeza repugnante.
Ignomínia: Traição, infâmia, opróbrio, desonra extrema contra uma pessoa.
Implicitamente: Que está contido em uma preposição de caráter informal
Incautos: Ingênuo, imprudente, aquele que não tem cautela.
Infalível: Que não pode falhar que não pode deixar de acontecer.
Iniciado: Neófito, aquele que está a par de certas práticas que está instruído sobre um segredo ou uma arte.
Integrantes da meia-corrente fluídica ou, simplesmente, integrantes da meia-corrente: são os militantes indicados pelo presidente efetivo de uma casa racionalista cristã para auxiliarem o Astral Superior na composição da meia-corrente fluídica.
Integrantes das correntes fluídicas ou, simplesmente, integrantes das correntes: são os militantes indicados pelo presidente efetivo de uma casa racionalista cristã para auxiliarem o Astral Superior na composição das correntes fluídicas organizadas nas salas das correntes.
Inteligência Universal: Grande Foco, Força Criadora do Universo, denominada pelo vulgo como “Deus”.
Intercâmbio: Troca de conhecimentos ou mercadorias entre pessoas, grupos sociais ou países de culturas diferentes.
Interpolação: interrupção, descontinuação, posição intermediária entre duas coisas, introduzir palavras em uma obra já existente com o intuito de modificá-la, ou melhor, defender os seus interesses próprios.
Intuição: É um pensamento recebido pelo nosso espírito e emitido por um terceiro. A intuição pode ser boa ou má, dependendo do seu emissor.
Irradiações ou efluviações: São descargas fluídicas, podem ser boas ou más.
Irradiações: são vibrações do pensamento pelas quais forma-se o polo atrativo para o Astral Superior e contribuem para harmonização interior dos seres, a fim de que tenham sempre presentes os propósitos evolutivos, através da elevação do pensamento por meio de reduzido número de palavras de superior significado espiritual e de fácil entendimento, para que sejam memorizadas. Nas casas racionalistas cristãs, as irradiações têm por fim estabelecer interação com as Forças Superiores para que elas possam compor e manter a corrente fluídica e a meia-corrente formadas.
Irremediavelmente: Aquilo que não tem mais como mudar, uma situação ou aquilo que não tem mais remédio que possa resolver.
Islamismo: Religião fundada por Maomé, também conhecida por maometismo.
Jehoshua: Nome de Jesus em aramaico, a língua que provavelmente ele aprendeu a pronunciar as suas primeiras palavras na sua infância.
Kardecismo: Princípios doutrinários que deram origem ao espiritismo evangélico, fundado por Alan Kardec na França.
Leis Universais: O Universo é regido por essas leis. São leis estabelecidas pela Inteligência Universal – Grande Foco, algumas de complicadíssima sabedoria e que perturbam e assustam o homem. Encerram todos os segredos, estabelecem todas as verdades, comunicam todas as ciências e especificam todos os fenômenos. Tudo e todos estão sujeitos a essas leis.
Letargia: Espécie de sonolência mórbida profunda, morte aparente, catalepsia.
Limpeza psíquica: É a higiene mental que cada pessoa deve fazer através de irradiações ao Astral Superior. Ela e tão necessária ao espírito quanto a higiene física é ao corpo carnal.
Límpida: Coisa ou ideia clara com total transparência que nada a perturba.
Livre-arbítrio: é uma das faculdades do espírito, orientada pelo raciocínio e controlada pela vontade. É a liberdade plena de ação que o espírito possui, podendo estar voltada tanto para o bem, quanto para o mal, de acordo com sua livre escolha.
Logia: Escritos religiosos que deram origem aos textos bíblicos que hoje se encontram no Novo Testamento, cujo verdadeiro autor é envolvido em muitas lendas e controvérsias.
Luterana: Igreja ou pessoa que segue os princípios religiosos idealizados por Martinho Luthero, conhecido como um dos primeiros religiosos que teve a coragem de se levantar contra os dogmatismos (venda de indulgências) da igreja de Roma.
Mar de rosas: Provérbio ou dito popular que significa uma vida tranquila e somente de coisas boas.
Maria MadalenaEsposa fiel e dedicada, médium de extrema sensibilidade, transmitiu seus conhecimentos sobre a espiritualidade ao mestre nazareno, que além de proteger sua família, soube esconder seus filhos para que não acontecesse o mesmo que passou a Jesus. Portanto nunca foi prostituta e muito menos arrependida, uma invencionice da igreja da época, machista e patriarcal, interesses que perduram até os dias atuais. Um tabu que precisa ser revisto.
Matéria quintessenciada: o mais alto grau de apuramento da matéria.
Matéria: É o segundo elemento constitutivo do Universo e de todos os seres, quer físico quer astral. Matéria é o fluído astral ou fluído cósmico universal. Tem por fonte, por origem a vida inferior que compõe a atmosfera (aura) de todos os mundos que rolam no Espaço. Este fluído condensado a certa temperatura dá o metal, rochas, constituindo a imensa variedade de corpos da natureza. Quando dilatado em proporções extremas temos o éter. Os estados da matéria são inúmeros. É o elemento passivo, inerte, plasmavel. Não possui atributos.
Médium em desenvolvimento: é o militante que possui a faculdade mediúnica de incorporação sendo desenvolvida dentro das correntes fluídicas do Racionalismo Cristão, em quatro fases distintas e sucessivas de treinamento.
Médium: é o militante que, em uma casa racionalista cristã, tem a faculdade mediúnica de incorporação desenvolvida dentro das correntes fluídicas do Racionalismo Cristão. Em razão da abrangência da mediunidade intuitiva, o termo médium na literatura racionalista cristã é apenas aplicado às pessoas que possuem mais de uma modalidade mediúnica, dessa maneira é o intermediário entre o plano físico e o plano espiritual (astral). É o instrumento experimental da ciência Racionalista Cristã.
Mediunidade: É uma condição de vida dos seres inata no próprio espírito de cada um. Capacidade ou dom para ser médium, percepção da vida espiritual, faculdade de maior valor que o espírito em si contém. Exemplo: a vidência, a audição, a telepatia, a de efeitos físicos, a intuição comum a todos os seres, etc.
Meia-corrente fluídica ou, simplesmente, meia-corrente: são vibrações do pensamento dirigidas às Forças Superiores em sua atuação astral sobre a Terra, cuja ação irradiadora é equivalente à da corrente fluídica. Nas reuniões públicas, serve de ponto de apoio ao Astral Superior para ligação dos trabalhos mediúnicos que realiza à mesa do estrado com os que leva a efeito junto aos assistentes.
Memória atávica: Lembrança de encarnações passadas registradas no corpo mental.
Mentor: Guia ou orientador de um jovem, autor intelectual responsável pela idealização ou planejamento de alguma coisa relativamente de importância cujo resultado possa ter alguma influência nas ideias ou procedimentos de outras pessoas. Exemplo: mentores das seitas religiosas produzindo modificação nas ações de seus fiéis seguidores.
Mentores ou Comunicantes: espíritos desencarnados vivendo irregularmente na atmosfera terrena.
Mercenário: Aquela pessoa que é ávida de ganho e somente enxerga dinheiro na sua frente, desejoso de lucro, interesseiro. Também se diz que é aquele soldado ou militar, que contratado por um alto soldo, passa a servir um governo estrangeiro, satisfazendo somente os seus interesses pessoais.
Mesa de organização das correntes fluídicas ou, simplesmente, mesa das correntes: situada na sala das correntes fluídicas, é a mesa em torno da qual se posicionam de pé os integrantes das correntes fluídicas, ficando sentados somente os médiuns destinados a escrever, sob a ação dos organizadores astrais, a primeira corrente e a segunda.
Mesa do estrado: em conformidade com o tamanho do estrado da Casa, e, por essa razão, de comprimento e largura variáveis e proporcional número de cadeiras, é a mesa em torno da qual se acomodam sentados os componentes da corrente fluídica organizada nas reuniões espiritualistas, e, nas administrativas, o presidente e os integrantes dos órgãos coletivos que delas participarem.
Messiânica: É aquela pessoa crente ou fanática que se julga a serviço de uma causa supostamente justa que acredita que irá resolver todos os problemas de ordem espiritual da humanidade.
Messias: Redentor e futuro libertador espiritual e material de Israel, os judeus piedosos esperam sempre, até hoje a chegada do seu “Messias”, entre os seguidores do “cristianismo” o próprio Jesus Cristo já é considerado o “Messias”.
Metapsiquica: Estudo dos fenômenos psíquicos (espiríticos) cujas frequências de vibrações não são captadas pelos cinco sentidos, são as chamadas faculdades mediúnicas extra-sensoriais, como: a da visão, a auditiva, a do tato, a do cheiro e a da incorporação, além da telepática e a da auditiva.
Metapsicologia: Estuda os seguintes fenômenos resultantes:
a) das formas de pensamento transmitidos pelo espírito, via sistema nervoso cérebro espinhal (vida de relação direta do espirito com o corpo), que depende unicamente da vontade do mesmo,
b) e das energias reflexas que são adquiridas nos ambientes em que o ser humano se envolve, bem como, os fenômenos que têm origem da energia vital transmitida pelo espírito, independente de sua vontade (vida de relação indireta), para manutenção do funcionamento dos órgãos do corpo: vida animal. Estuda, portanto, as reações fisiológicas e os estudos comportamentais em relação com o sistema nervoso, tanto em relação ao comportamento social em grupos de indivíduos como individualmente.
Metempsicose: estamos considerando aqui, somente, como sendo: a migração ou incorporação de um espírito desencarnado - não é encarnação - utilizando-se, respectivamente, como meio de ligação:
a) o seu corpo fluídico duplo (composto por matéria própria do planeta terra) casado com o corpo fluídico de outro encarnado;
b) o seu corpo fluídico: perispírito - matéria quintessenciada de um ou vários mundo de luz do astral superior – casado com o corpo fluídico de um espírito encarnado.
(não devemos considerar como metempsicose a fase de semi-incorporação do espírito reencarnante com o corpo fluídico da mãe, durante o desenvolvimento do feto).
Militância: é o nome dado ao conjunto de militantes de uma casa racionalista cristã.
Militante em treinamento: é o jovem com idade compreendida entre dezesseis anos completos e dezoito anos de idade, que, devidamente autorizado pelos pais ou responsáveis na ficha de inscrição, preenche as condições recomendadas ao militante em geral e está acorde com elas. O militante em treinamento auxilia em tarefas específicas determinadas pelo presidente da Casa, com vista ao seu futuro aproveitamento como militante, não podendo, contudo, durante o período de aprendizado, integrar as correntes fluídicas nem exercer as funções de auxiliar de estrado. O militante em treinamento é orientado exclusivamente pelo encarregado de salão nas tarefas que executar no recinto durante as reuniões espiritualistas, salvo a de médiuns, e por outro diretor da Casa, nas demais atribuições que lhe forem cometidas.
Militante: é a pessoa de moral ilibada, maior de dezoito anos de idade, sem vícios de qualquer espécie, conhecedora dos princípios racionalistas cristãos e da sua disciplina, e que, ajustada a todas essas precondições, espontaneamente e sem quaisquer ônus para a Casa-Chefe ou qualquer filial ou correspondente dá à Casa que frequenta sua colaboração nos trabalhos espiritualistas, após ser submetido à rigorosa e indispensável avaliação feita pelo presidente da Casa por ocasião do pedido de inscrição na militância.
Monoteísta: Pessoa ou religião que aceita a existência de um único Deus ou divindade superior.
Morte: É uma concepção errada, pois ela nunca existiu. Pelas Leis Naturais e Imutáveis que regem o Universo, onde só existe Força e Matéria, esta está num permanente agregar e desagregar e aquela a evoluir.
Mórula: Estádio de evolução do embrião, que precede ao Notocórdio.
Mundos de escolaridade: são sistemas de referência usados no Racionalismo Cristão para facilitar a compreensão do leitor. Os mundos de escolaridade são de natureza idêntica à do nosso planeta. Vindos dos mundos de estágio espiritual, a eles chegam espíritos de várias classes para fazer, entre si, o intercâmbio de conhecimentos intelectuais, morais e espirituais.
Mundos de estágio espiritual ou, simplesmente, mundos de estágio ou mundos espirituais: são igualmente sistemas de referência usados no Racionalismo Cristão para facilitar a compreensão do leitor. Os mundos de estágio abrigam espíritos da mesma classe espiritual, ou seja, são mundos espirituais, para onde vão os espíritos após a desencarnação. Habitações dos espíritos livres da matéria organizada onde repousam essas partículas da inteligência universal, pode-se dizer que é a morada do espírito entre duas encarnações. São os mundos da 1ª à 17ª Classe.
Mundos de Luz Puríssima: Mundos em evolução do 26º. ao 33º. Essa classificação assim determinada pelos Espíritos Superiores é para facilitar a compreensão da matéria explanada na obra básica da Doutrina o “Racionalismo Cristão”.
Mundos de Luz, Esferas ou Planos: São mundos que rolam no Espaço Infinito todos habitados por partículas do Grande Foco ou Inteligência Universal. Esses milhares de mundos subdividem-se em 5 séries, a saber:
Mundos Diáfanos: Mundos em evolução do 18º. ao 25º.
Mundos Intermédios: Mundos em evolução do 12º. ao 17º.
Mundos Materializados: Mundos em evolução do 1º. ao 5º.
Mundos Opacos: Mundos em evolução do 6º. ao 11º.
Narcótico: Sonífero, entorpecente, substância que provoca o sono.
Novo Testamento: Parte da história bíblica que pretende divulgar a vida de Jesus e de seus discípulos.
Neurotransmissoras: Substâncias sintetizadas pelo neurônio.
Neurulação: (formação do tubo neural);
Neutrotrasmissor: molécula pequena secretada na extremidade do axônio, com a função de transmitir mensagens para outras células situadas nas proximidades.
Notocórdio: (bastão celular) – estrutura que definirá o eixo primitivo do embrião, dando origem ao futuro esqueleto (coluna vertebral, costelas, esterno e crânio).
Núcleo racionalista cristão: é o grupo de estudiosos do Racionalismo Cristão formado com autorização prévia da Casa-Chefe e visto por ela como ponto de referência para futura abertura de um correspondente.
Nucleotídeo: Composto constituído por açúcar, ácido fosfórico e uma base nitrogenada e que representa uma unidade de ácido nucléico.
Obsedado: Aquela pessoa que possui uma ideia fixa direcionada somente para um tipo de procedimento, normalmente direcionado para prejudicar a si e aos outros. Portanto, obsedado é todo ser que se deixa influenciar por espíritos inferiores, (espíritos quedados na atmosfera da terra) independentemente de procurar, ou não, uma casa racionalista cristã.
Obsessão: Ação de obsedar, importunar através de um sentimento, de uma ideia fixa normalmente direcionada para o mal. Portanto, é doença, é perturbação da alma, é a ação dos maus elementos, maus espíritos, que cercam e rodeiam o paciente, subjugando-o em todas as suas ações, imprimindo-lhe todas as suas vontades.
Ondas senoidais: oscilações periódicas regulares de qualquer grandeza física, com a forma de uma senoide, cuja amplitude varia proporcionalmente ao seno de um ângulo.
Oráculo: Respostas dadas por entidade divina.
Orbital: Espaço limitado configurado em qualquer atmosfera (ambiente difusor) constituído por partículas etéreas vibrando em simetria e sincronismo. Espaço que serve de polo intermediário de apoio entre atmosferas difusoras diferentes.
Organizadores astrais das correntes fluídicas ou, simplesmente, organizadores das correntes: são os dois espíritos da plêiade do Astral Superior indicados pela Casa-Chefe para ela própria e para cada uma das filiais do Racionalismo Cristão, com a missão de, nas salas das correntes, organizarem sucessivamente a primeira corrente e a segunda. Denomina-se primeiro organizador o espírito que forma a primeira corrente fluídica, e, segundo organizador, a segunda corrente, que é a definitiva.
Ortodoxo: conservador, fazer prevalecer o mais antigo que já existia antes, conduta ou ensinamento que está conforme uma doutrina definida e muito rígida em suas convicções. Exemplo: Igreja Ortodoxa: Igreja Cristã Oriental que se separou de Roma no ano de 1054 por apresentar ideias mais originais sobre a vida de Jesus.  Aquela pessoa que assume uma posição ortodoxa em relação a qualquer assunto ou domínio seja no campo religioso ou social. Pode-se dizer que a posição ortodoxa está ligada ao sentimento conservador de determinado fato ou ensinamento.
Osciloscópio: Aparelho que serve para tornar visíveis as variações de uma corrente elétrica.
Pandemônio: Capital imaginária dos infernos, reunião de indivíduos para a prática do mal ou de desordens. Também se diz no sentido figurado que é uma assembleia tumultuada com resultados infrutíferos, local onde reina a confusão ou balbúrdia.
Papa: É o título dado ao chefe da Igreja Católica Apostólica Romana sediada em Roma, o qual é eleito por um conclave de cardeais ou bispos mais antigos da instituição.  No sentido figurado se diz que papa: é aquela pessoa que sabe tudo ou tem muita competência em determinado assunto de ordem técnica e profissional.
Parábola: Maneira de exprimir-se de forma velada, pequena frase ou trecho que encerra uma grande verdade.
Parusia: Segundo os evangelhos bíblicos seria a segunda vinda de Jesus no final dos tempos com toda a sua glória para o juízo final. Também segundo convicções de algumas religiões cristãs.
Pensamento: É a vibração do espírito, partículas do próprio espírito. O pensamento tem por fonte, por origem, o espírito. Os pensamentos da mesma natureza se atraem, os pensamentos de natureza oposta se repelem.
Plano físico ou material: É o plano em que vivemos, localizado no planeta Terra.
Plano mental ou espiritual: É o plano onde a vida é imaterial e os Espíritos vivem em toda a sua plenitude totalmente livres da matéria densa do nosso mundo. Redentor: Salvador do Mundo, Órgão ou Instituição que conduz a humanidade para o caminho da luz e do esclarecimento sobre a vida espiritual, Jesus Cristo é considerado um “Redentor” pela maioria das religiões cristãs.
Plasma: Matéria mais ou menos viscosa e moldável.
Plêiade do Astral Superior: é o conjunto de espíritos do Astral Superior destacados pelo Presidente Astral do Racionalismo Cristão para, no plano espiritual, auxiliá-lo na coordenação dos trabalhos realizados nas casas racionalistas cristãs, em nível mundial.
Plêiade do Astral Superior: É o coletivo dos espíritos do Astral Superior.
Pornocracia: Devassidão de ordem sexual em uma classe religiosa ou eclesiástica.
Porta: é a denominação dada ao acesso ao salão de uma casa racionalista cristã, independentemente de sua dimensão.
Portão: é a denominação dada ao acesso do edifício. É o local onde fica o fiscal de porta nas reuniões públicas.
Possesso: Criatura humana possuída pelo demônio, possuída ou tomada por Espíritos maus, perversos ou inferiores.
Preconceito: Conceito antecipado, sem uma base ou conhecimento de causa, ideia preconcebida.
Preexistência: O que já existia antes, existência anterior.
Presidente Astral de Filial: é o espírito do Astral Superior indicado pela Casa-Chefe para presidir uma filial em plano astral.
Presidente Astral do Racionalismo Cristão: é o espírito da plêiade do Astral Superior encarregado de presidir em plano astral a doutrina racionalista cristã, a Casa-Chefe e os correspondentes, e de supervisionar as Forças Superiores na limpeza da atmosfera fluídica da Terra.
Presidente de casa racionalista cristã: é o militante de filial ou de correspondente que desempenha, mediante mandato procuratório, as atribuições conferidas pelo presidente do Racionalismo Cristão para presidir as reuniões espiritualistas e administrativas da respectiva Casa e agir como seu administrador juntamente com o Conselho Local.
Presidente de reunião: é o militante escolhido pelo presidente efetivo de uma casa racionalista cristão para presidir reuniões públicas e de desdobramento. Deve ser bom conhecedor da Doutrina, possuidor de boa dicção e oratória, e, preferencialmente, ter participado do treinamento de doutrinadores realizado na Casa-Chefe.
Presidente perpétuo do Racionalismo Cristão ou, simplesmente, Presidente do Racionalismo Cristão: é o militante encarregado de presidir a doutrina racionalista cristã no plano físico, em nível mundial.
Pretensão: Vaidade, vontade ambiciosa, superação, aspiração infundada ou impossível.
Primazia: Aquele que é excelente em tudo, dignidade do primaz, aquele que deu início a uma obra ou missão importante delegada por uma autoridade religiosa ou governamental.
Prodígio: Coisa ou acontecimento extraordinário aos olhos de pessoas humildes ou de pouco conhecimento intelectual, aquilo que está em contradição com as leis naturais ou com a própria natureza.
Proteínas: Cadeias de aminoácidos sintetizados sob comando genético.
Proteínas: cadeias de aminoácidos sintetizados sob comando genético.
Protestante: Nome genérico dado às pessoas que aderem à reforma Protestante ou que seguem uma religião ou seita que se diz protestante.
Pseudo: Semelhante, suposto, uma coisa que se assemelha a outra, mas não é original.
Psicoterapia: Tratamento por métodos psicológicos.
Racionalismo Cristão: Ciência Cristã cujo estudo fornece o conhecimento sobre o homem espiritual, o homem corpóreo e também ensinamentos de ordem moral e intelectual. Tem por fim esclarecer as criaturas sobre o mundo invisível, provando a existência da alma, sua preexistência e sobrevivência ao corpo.
Reassimilado: Que volta ao sistema anterior, que retorna ao mais antigo, que é envolvido pelo mais antigo.
Recinto: compreende as áreas interna e externa de uma casa racionalista cristã.
Redator: Se diz que é a pessoa que redige que escreve para um jornal ou revista.
Rede fluídica: é um campo fluídico formado pelo Astral Superior durante as reuniões espiritualistas realizadas nas casas racionalistas cristãs. Tem por finalidade acolher espíritos inferiores arrebatados de assistentes no salão e da atmosfera fluídica da Terra, para serem encaminhados aos respectivos mundos de estágio espiritual.
Reencarnação: É a sucessão das existências ou multiplicidade de vidas corpóreas de uma individualidade consciente. Ato de o Espírito retornar ao mundo Terra e tomar posse de um corpo físico para realizar a sua evolução na vida material e na espiritual.
Reencarnação: É a sucessão das existências ou multiplicidade de vidas corpóreas de uma individualidade consciente – o espírito humano; e é condição essencial ao seu progresso.
Reflexo: é a manifestação de pensamento de assistentes captada por médium em reuniões públicas ou a manifestação mediúnica de espíritos inferiores, tanto em reuniões públicas quanto nas de desdobramento.
Representante regional: é o militante designado pelo presidente do Racionalismo Cristão mediante mandato procuratório, com a incumbência de auxiliá-lo na supervisão das casas racionalistas cristãs da área geográfica de sua competência.
Reunião cívico-espiritualista: é a reunião realizada após o encerramento da parte espiritual de uma reunião pública e tem por finalidade comemorar acontecimentos marcantes do Racionalismo Cristão, tais como o aniversário de fundação do Racionalismo Cristão, os aniversários de abertura de casas racionalistas cristãs ou de inauguração de seus edifícios, e os de ascensão ou aniversário de ascensão de um correspondente à categoria de filial. Quando as festividades são realizadas em dias de fim de semana a reunião é chamada apenas de reunião cívica.
Reunião de desdobramento: realizada na Casa-Chefe e nas filiais, com a participação exclusiva de militantes, a reunião de desdobramento tem por finalidade auxiliar as Forças Superiores na limpeza psíquica da atmosfera fluídica da Terra, por intermédio de desdobramentos mediúnicos.
Reunião de doutrinações: exclusiva da Casa-Chefe e sob a coordenação do Presidente Astral do Racionalismo Cristão, a reunião de doutrinações, na sequência da reunião de desdobramento realizada às quintas-feiras, tem por finalidade receber da plêiade do Astral Superior, através de médiuns, orientações e aconselhamentos de ordem disciplinar dirigidos aos militantes em geral.
Reunião de médiuns: é o encontro realizado a cada dois meses entre o presidente efetivo de uma casa racionalista cristã e os médiuns que nela prestam serviços, para exclusivo esclarecimento de dúvidas e orientações de natureza mediúnica.
Reunião de militantes: é o encontro mensal realizado em todas as casas racionalistas cristãs, com a presença obrigatória e exclusiva da militância.
Reunião pública: é o encontro de natureza espiritualista realizado três vezes por semana nas casas racionalistas cristãs, franqueado ao público em geral.
Reuniões administrativas: são os encontros destinados a tratar exclusivamente de assuntos de natureza material. As reuniões administrativas compreendem: as reuniões dos órgãos diretivos e de apoio administrativo da Casa-Chefe; as reuniões de presidentes, diretores e militantes; e as dos órgãos diretivos e de apoio administrativo das filiais e dos correspondentes.
Reuniões espiritualistas: são os encontros de natureza espiritual realizados nas casas racionalistas cristãs, assim compreendidas: reunião pública, reunião cívico-espiritualista, atendimento personalizado ao público, reunião de doutrinações, reunião de desdobramento, reunião de estudos doutrinários e disciplinares, reunião de militantes e reunião de médiuns.
Rotulado: Que se assemelha a outro, que representa outro parecido, mas não igual ao original.
Sacudimento: é a ação física e mental exercida pelos encarregados de aplicá-lo nos que se encontram no estrado, conforme a disciplina específica.
Sala das crianças: é o espaço adequado situado dentro das dependências das casas racionalistas cristãs, destinado a abrigar crianças de 4 a 10 anos de idade, enquanto pais e mães ou os responsáveis assistem às reuniões públicas. Local agradável onde se sintam bem e alegres, a sala das crianças conta com monitores que ajudam na orientação espiritual dos pequenos seres, estimulando, pelas artes em geral, o desenvolvimento de vocações e aptidões, contando histórias infantis, incentivando leituras apropriadas, ensinando-as, enfim, a conviver com as diferenças de comportamento, dentro da moral, da igualdade e da ética.
Sala de fluidificação da água: é o espaço contíguo ao estrado onde está o recipiente destinado a conter a água potável a ser fluidificada, geralmente fixado embaixo da mesa das correntes. Por isso, em algumas casas racionalistas cristãs, a sala de fluidificação da água se confunde com a sala das correntes. Nos correspondentes de pequenas dimensões, a caixa d’água pode ser instalada embaixo da mesa do estrado.
Sala de organização das correntes fluídicas ou, simplesmente, sala das correntes: é o espaço contíguo ao estrado ou nele próprio, desde que reservado por cortinas opacas, destinado à organização das correntes fluídicas.
Sala dos jovens: é o espaço adequado situado dentro das dependências das casas racionalistas cristãs, destinado a acolher jovens de 11 a 15 anos de idade, com monitores encarregados de desenvolver atividades próprias dessa faixa etária, enquanto pais e mães ou os responsáveis assistem às reuniões públicas. Reunidos em grupo ─ denominado Grupo de Jovens ─ podem também encontrar-se em dias e horários previamente autorizados pelo presidente efetivo da Casa, para a realização de atividades diversas, observados os princípios racionalistas cristãos.
Salão: independentemente da sua dimensão, é o espaço de uma casa racionalista cristã destinado a acolher os assistentes nas reuniões públicas, e, excepcionalmente, em palestras previamente autorizadas pela Casa-Chefe, caso não haja outro local mais adequado. Pode também ser utilizado nas reuniões administrativas, quando o estrado não tiver tamanho suficiente para realizá-las. Mulheres e homens podem sentar-se em qualquer dos lados do salão, indistintamente.
Santa Sé: É a sede da igreja romana no Vaticano.
Santidade: Título de honraria dado aos papas da igreja, ou a outras autoridades consideradas divinas para algumas religiões.
Santo Sudário: Pano de linho especial ou grande lençol que serviu para enrolar o corpo físico de Jesus logo após a sua descida da cruz.
Sedição: Revolta, sublevação, motim, crime contra a segurança do Estado.
Semana Santa: É a semana que precede a semana da Páscoa para os judeus, semana que precede a “morte” de Jesus para os cristãos das religiões convencionais do mundo ocidental que dizem seguir o cristianismo.
Semicírculo do estrado ou, simplesmente, semicírculo: é o conjunto de cadeiras posicionado na parte limite do estrado oposta à cabeceira da mesa, onde devem sentar-se preferencialmente os assistentes de primeira vez e os assistentes iniciantes nas reuniões públicas. No centro do semicírculo ficam posicionados os componentes da meia-corrente, e, nas extremidades externas, os auxiliares de estrado, sentados nas cadeiras H.
Sinapse: Regiões de contato entre dois neurônios, ou entre um neurônio e uma célula muscular, por onde passa a informação neural.
Sinedrim: Era um tribunal religioso dos judeus durante a época de Jesus que tinha a sua sede na cidade de Jerusalém.
Sinótico: Carta ou documento escrito em nome de um Concílio.
Sonho: É um fenômeno psíquico ou espirítico. Seja ele bom ou mau atesta sempre sobre o estado psíquico da criatura. O indivíduo em bom estado psíquico, em geral, não sonha.
Sono: Resulta da necessidade da suspensão da atividade psíquica junto ao corpo.
Suicida: Pessoa ou ser humano que se mata a si mesma ou destrói a sua vida física voluntariamente através de um ato brusco e violento.
Tácita: Submetida, implícita, que não se exprime formalmente Torá: Livro sagrado para os judeus que contém as suas leis.
Tem também essa designação, o coletivo dos habitantes dessa zona. Alguns não reencarnam mais neste mundo, mas todos se encontram preocupados com a evolução geral dos mais atrasados que continuam aqui no plano terreno.
Teologia: É a ciência que estuda as religiões.
Teólogo: É a pessoa que estuda ou se dedica a teologia, estudo de crenças e religiões.
Trabalhos preliminares: são os trabalhos espiritualistas que antecedem a organização da corrente fluídica na Casa-Chefe e nas filiais, e, nos correspondentes, o início das reuniões públicas e de militantes.
Trajetória evolutiva: Passagem pela vida terrena ou o conjunto de todas as passagens do Espírito aqui neste plano para realizar o seu aperfeiçoamento ou evolução espiritual.
Velho Testamento: É a parte da história bíblica dedicada ao povo judeu e sua história desde a “suposta” criação do Mundo Terra.
Verossímil: Que parece verdadeiro, o que não repugna à verdade.
Via Sacra: Caminho que Jesus percorreu desde a sua prisão até a crucificação.
Vida anímica: vida animal transmitida pelo espírito.
Vontade: Tem origem no espírito. É um atributo do espírito. Vontade é firmeza que se traduz em decisão, em constância.
Vulgata Latina: Versão da história bíblica revisada e modificada por determinação das autoridades eclesiásticas da igreja romana, ocorrida após alguns séculos do desaparecimento físico de Jesus, realizada por São Jerônimo e consolidada em 1546 a 1590. E a última versão da história bíblica foi revisada e modificada a partir de 1965 a 1975 e promulgada por João Paulo II em 1979, atualmente considerada a bíblia oficial católica.
Zigoto: Célula única que origina o embrião, resultante da união das células reprodutora masculina e feminina. - Aminoácido: constituintes fundamentais das proteínas.