..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

FENOMENOLOGIA ESPIRÍTICA: DO REALISMO AO IDEAL ABSOLUTO

INTRODUÇÃO

As teorias científicas desenvolvidas neste livro, tanto na área do conhecimento sobre a fenomenologia espirítica, como na área do conhecimento sobre as Leis Físico-Químicas, foram elaboradas com embasamento nas pesquisas realizadas por cientistas de comprovada seriedade.
.
Apesar de serem estudos baseados, fartamente, no conhecimento e nas experiências do mundo material, as conclusões estão fortemente influenciadas pelos conceitos filosóficos e Princípios científicos da Doutrina.
.
Portanto, apesar de baseados tanto numa realidade puramente física como numa realidade ideal (quimérica, inconsciente), temos a convicção da existência de uma realidade lógica, absoluta e que: em todo o Universo, desde o menor grão de areia à galáxia mais distante, tudo é vibração.

Estes meus ensaios ‘livro’ é, desta forma, um estudo baseado na inteligência predominante de três mundos: o material-físico, o material-ideal, e o absoluto.
.
A palavra mundo utilizada neste ensaio ‘livro’ tem o verdadeiro significado semântico: conjunto de Partículas Inteligentes. Quanto à palavra ‘absoluto’, tem o significado de igualdade, de plenitude”.
.
O estudo baseado nos dois primeiros mundos: o da realidade material e o da realidade ideal, abrangem, portando, áreas da metapsicologia e da metapsíquica. São mundos relativos tanto à vida anímica como à vida incorpórea: próprias do mundo Terra.
.
São estudos, portanto, condicionados aos valores espaço-tempo. Mesmo reconhecendo a existência na atmosfera terrena de partículas livres portadoras de altíssima energia (energia etérea), com insignificante quantidade de massa.
.
Já quanto ao terceiro mundo: a lógica absoluta, o estudo é plenamente consciente: é uma realidade absoluta. É o que podemos definir como Planos de Vibração Astral ou, mundos do Astral Superior.
.
São mundos, ou "moradas", como dizia Jesus (o Cristo), de espíritos livres do envolvimento com a matéria densa. Nesses mundos a aura (atmosfera) é constituída por matéria quintessenciada: partículas portadoras de altíssima energia.
.
Nesses mundos não há o chamado espaço-tempo, nele a vida é como se fora um presente eterno.
.
A partir desses mundos, ao longo dos tempos, sempre foram transmitidas para a Terra, via intuição, informações altamente confiáveis. Informações dessa natureza também embasam este conhecimento científico.
.
Os mundos onde impera a realidade material e a realidade ideal estão subordinados a materialidade.
.
Já os da realidade absoluta prescindem da realidade ultralógica: impossível ao ser encarnado de entender ou imaginar seus conceitos. Portanto, neles a realidade é única, mesmo reconhecendo a diferença que há na natureza e no grau de evolução dos diversos mundos do Astral Superior.
.
Por serem mundos onde impera a realidade absoluta, não há enganos nem retrocesso quanto a vida espiritual e, as Leis da Evolução são prevalentes - só há um sentido para a existência: os deveres a cumprir.