..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

NASCIMENTO DE UMA ESTRELA

A nuvem inicial de gás hidrogênio, agora constituída também por um núcleo formado pela nuvem de prótons e elétrons separados, já se contraiu do seu tamanho original para um diâmetro cerca de 100 (cem) vezes menor.
 
Cessado o equilíbrio, anteriormente citado, entre as pressões interna e externa, tem início nova aceleração das partículas. A velocidade em direção ao núcleo será, então, maior. A nuvem continuará a contrair-se, com a temperatura aumentando cada vez mais.

Dependendo do tamanho da nuvem, esse processo demora alguns milhões de anos, tempo em que a temperatura atingirá aproximadamente 10 (dez) milhões de graus centígrados A nuvem já se contraiu para um diâmetro mil vezes menor que o inicial.

De um modo geral, os prótons com a mesma carga repelem-se eletricamente.

Entretanto, devido à altíssima compressão no núcleo da estrela nascente, bem como em conseqüência do calor liberado e principalmente pela velocidade que as partículas atingem em direção ao núcleo, os prótons aproximam-se de uma distância crítica (além da repulsão elétrica): cerca de um milionésimo de centímetro.

Com essa aproximação, inicia-se o mesmo processo de interação anteriormente descrito: a Força Forte une dois prótons (processo de fusão), dando origem à constituição de núcleos de gás hélio, que passarão a integrar o núcleo da nuvem.

A energia liberada pela fusão dos prótons na nuvem é transmitida para a superfície e irradiada sob forma de luz, possibilitando, assim, sejam vistas as estrelas. Dá-se, então, o “NASCIMENTO” DE UMA ESTRELA.

Assim que se detêm essas fusões em gás hélio, nota-se aparente perda de energia, porque ocorre cessação momentânea da contração da nuvem. Esta permanecerá por longo período mantendo o equilíbrio entre as pressões internas e as pressões na sua superfície.

Ao verificar-se o equilíbrio mencionado acima, muitos núcleos de hélio são ejetados, através da área de compressão.

Os núcleos de gás hélio assim constituídos atrairão, imediatamente, hadrons e elétrons livres nos orbitais das supercordas (Partículas Moderadoras).