..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

Quem foi MOYSÉS MARTINS RIBEIRO?

Muitos são os vultos que constroem história no mundo Terra. E de suas trajetórias, pelo que nos permitem vislumbrar em razão do enclausuro do corpo físico, em regra, temos a visão apenas das obras realizadas no curso de uma encarnação.

Dos mais singelos gestos às mais magníficas obras da humanidade, todas têm seu valor perpetuado quando a mão que as lançou foi guiada pelos moldes da espiritualidade, pois desta forma se perfazem na eternidade de seus exemplos, a garantir o aprendizado de futuras gerações que conhecerão seus prodigalizados ensinamentos.

Moysés Martins Ribeiro foi, sem dúvida, um desses vultos que tanto ajudaram e lutaram por uma humanidade mais justa e espiritualizada, quando se dedicou profícua e incondicionalmente ao desenvolvimento do Racionalismo Cristão.

Moysés nasceu em 8 de novembro de 1932, na cidade do Rio de Janeiro, e desencarnou no dia 27 de setembro de 2008, nesta mesma cidade. Foi casado durante décadas com Marilza G. Florêncio e desta união cultivou filhos e netos que tanto amava. Deixou, além da viúva, as filhas Kett Florêncio Oliveira e Alessandra Ribeiro Lucena, e os netos trigêmeos Lucas, Juliana e Bruna.

Moysés trabalhou como eletrotécnico e desempenhou o cargo de Oficial de Justiça da 25ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. Pela doutrina racionalista cristã, Moysés desempenhou inúmeras atribuições que lhe eram delegadas, em razão do seu espírito desbravador e sempre disposto à luta, que era uma constante em sua vida.

Na Casa-Chefe, desempenhou os encargos de militante de diretor bibliotecário e museólogo e membro do Conselho Superior, tendo sido reconhecidas sua estima e presteza aos incontáveis amigos que conquistou nas suas prestigiosas jornadas, nas quais se dedicava galhardamente ao cumprimento dos deveres espirituais.

Entre seus incontáveis feitos, destacamos alguns que se sobressaíram como exemplos a serem observados, devido ao seu espírito de renúncia: o trabalho em que se lançou em prol da consolidação da Doutrina na cidade de Campos dos Goytacazes, ao lado do saudoso Francisco Izabel; a luta profícua que travou no restabelecimento e reestruturação das filiais de Miracema, onde durante algum tempo desempenhou o cargo de presidente, e de Três Rios.

Quem teve a satisfação de conhecê-lo pessoalmente, sem dúvida, pôde notar que se tratava de um espírito idealista, sempre disposto a contribuir para o progresso da Doutrina e a ajudar os seus semelhantes, como prova do amor que sentia pela humanidade.

Tudo que representou e representa para o Racionalismo Cristão é reflexo do que foi para sua família, como marido dedicado, pai e avô zeloso, afirmativa que emanava de seus olhos quando se referia aos parentes, que tanto amava.

MOYSÉS MARTINS RIBEIRO
Fonte: 
Jornal a Razão Novembro de 2008

Para conhecer o Livro O Espírito e a Natureza do Universo

Poderá gostar de conhecer:
 Corpo Fluídico 1ª parte Por Moyses Martins Ribeiro
 Como funciona o cérebro – Por Moyses Martins Ribeiro
 Universo Etéreo - Por Moyses Martins Ribeiro