..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

CARLOS LOBOSQUE, IRMÃOS EM ESSÊNCIA QUE SOMOS...

Queridíssimos Amigos,
Cordiais saudações Racionalistas Cristã.

Desculpem-me se demorei em atender a solicitação de vocês. Há dias atrás passei por uma sessão de quimioterapia e não me sentia em condições de ligar o computador. Hoje me sinto melhor e desejo, inicialmente, responder ao meu estimadíssimo Amigo Carlos Lobosque.
Queridíssimo Carlos, possivelmente eu não tenha sabido usar as palavras corretamente e, quando eu usei o termo advertência, não tinha o sentido de repreensão. Eu simplesmente estava chamando a atenção, à prudência, portanto, uma advertência salutar. Para nós Racionalistas, amamos aos nossos semelhantes, como irmãos em essência que somos e, nossa maior alegria é quando temos ao nosso lado pesquisadores da espiritualidade verdadeira sem correrem risco de prejuízos.
Portanto, por puro amor espiritual, me dirigi a você daquela forma, uma vez que precisamos fortalecer as correntes Racionalistas Cristãs, e assim, darmos maior apoio às Forças Superiores, tal a perturbação em que se encontra a humanidade. Confesso que fiquei muito preocupado uma vez que, pela experiência que tenho, sei que os ? Exercícios simples? que o Amigo sugeriu podem trazer grandes malefícios, até mesmo em médio prazo.
Quanto aos estudos da espiritualidade podem ser feitos fora das Casas Racionalistas Cristãs, o que não é prudente são as práticas espiríticas fora das correntes com assistência do Astral Superior.
Muita gente estranha que na prática doutrinária não se realizem experiências com algum tipo de fenomenologia, principalmente de efeitos físicos, muito ao sabor do astral inferior e da curiosidade dos seres humanos. Curiosidade que tem como conseqüência o desconhecimento do resultado dos mecanismos utilizados nessas práticas e por não perceberem de imediato suas influências deletérias.

Por outro lado, para um bom observador, e para quem sabe se integrar ao ambiente formado durante as Sessões nas Casas Racionalistas Cristãs, a mente fica desanuviada e, segundo os estudos que fizer, ficará extasiado com a Força dos trabalhos. Os fluidos espargidos pelas Forças Superiores ficam impregnadas nos corpos fluídicos dos assistentes e, os acompanhará, servindo como uma capa protetora contra as influências das correntes negativas que envolvem o planeta Terra.
Basta analisarmos com profundidade as irradiações que são proferidas nas Casas Racionalistas Cristãs - campo vastíssimo para pesquisas - e compreendermos toda a síntese do Universo. As irradiações falam, podemos selecionar o mais importante: ... Da existência do Grande Foco, Força Criadora ? Origem de tudo e de onde todos nós viemos. Portanto, somos todos iguais, temos no nosso âmago todos os predicados do Todo, cada um envolvido por vibrações negativas ? não cabe aqui explicar o por quê. Entretanto, com esse Grande Foco voltaremos a nos integrar, pois, as Leis da Evolução são inexoráveis, e o que o espírito mais anseia é retornar ao grande Foco... Fala do Grande Foco, Vida do Universo: Da qual fazem parte os diversos mundos espirituais, com sua matéria diafanizada segundo o grau de espiritualidade do conjunto dos espíritos que dele fazem parte.

Que, através desses mundos vamos fazendo nossa purificação espiritual, eliminando todas as vibrações negativas que envolveram nosso Corpo Mental, até nos reintegrarmos ao Grande Foco, Força Criadora.

Além desses mundos espirituais, fazem parte deste Grande Foco os diversos mundos de matérias densas, com o qual temos oportunidade de nos envolvermos, cujas vibrações entram em ressonância com as vibrações negativas que nos envolvem e se manifestam imediatamente.

Desta forma, o espírito tem oportunidade de, com elas interagir, segundo sua vontade, eliminando-as. É como se tivesse burilado mais uma faceta da espiritualidade TOTAL que está contida em cada um. Faceta que irradiará mais luz na sua trajetória evolutiva...

As irradiações falam, também, que o Universo é regido por Leis Naturais e Imutáveis: portanto, deixa claro que, se são naturais são eternas e, portanto, não foram criadas por ninguém, ou qualquer entidade superior, muito menos por uma inteligência universal, uma vez que, a essas Leis, tudo e todos estão sujeitos.

São Leis, podemos dizer, de Causa e Efeito, que comprovam a existência das Partículas Inteligentes e que, em todo o Universo, quando em grau máximo de evolução, possuem a FORÇA Preponderante, como causa de sua essência, cuja energia dá origem a tudo que existe.

São Leis que se manifestam através da esteira de vibração fluídica desse Grande Foco, que a tudo incita e movimenta, garantindo, assim, com sua Força Reguladora, todo o equilíbrio do Universo, e a inexorabilidade da evolução espiritual.

O Racionalismo Cristão nos orienta de que essas Leis não podem ser desrespeitadas. Que, se infringidas, entram em ação as Leis de atração e, portanto, sujeitam ao infrator envolvimento com vibrações negativas...

As irradiações nos orientam ainda como devemos posicionar nossos pensamentos para nos mantermos ligados com as correntes do bem, que devemos nos comportar segundo seus Princípios Doutrinários: ensinamentos de Jesus. A finalidade maior da Doutrina é, portanto, induzir a todos a modificarem seus maus hábitos e costumes, para melhor cumprirem com seus deveres, mantendo no seu viver diário um ponto de equilíbrio, alertando ainda que os extremos são igualmente prejudiciais, seja na alegria ou na tristeza.

Estimados Amigos, tenho a convicção de que todo o progresso na Terra deve ser feito, unicamente, pela ação dos espíritos encarnados.


Entretanto, com certeza, desde os primórdios da Terra e, após o surgimento do ser humano, os espíritos dos mundos do Astral Superior sempre se empenharam, ao máximo, para intuírem e orientarem aos que estão encarnados, com a finalidade de facilitar sua evolução espiritual.

Como o Amor espiritual, no Astral Superior, é pleno, muitos espíritos, mesmo que já não precisem encarnar em mundos de matéria densa, se sujeitam, voluntariamente, a encarnar nesses mundos, com a finalidade de terra-a-terra, deixarem ensinamentos e exemplos de comportamento exemplar.

Alguns vieram mais de uma vez, entretanto, muitos dos seus ensinamentos, por interesses pessoais ou, por pura ignorância, foram deturpados. Isso ocorreu, inclusive, com os ensinamentos de Jesus. Jesus, junto com alguns seguidores, que souberam dar-lhe todo o apoio, inclusive com a formação de correntes de pensamentos elevados; atraindo os fluídos do Astral Superior e permitindo, assim, a realização de vários fenômenos espiríticos.

Com certeza não realizou algum milagre, e os fenômenos que foram realizados eram, somente, os de caráter psicossomático, jamais fez curas de doenças degenerativas em algum órgão, por impossíveis. Como também não realizou os chamados fenômenos de efeito físico, uma vez que dependem da ação de forças inferiores. Como espírito evoluidíssimo não poderia se sujeitar a esse tipo de prática ? desculpem-me, mas é minha opinião.

A Doutrina de Jesus foi deturpada, principalmente por falanges do astral inferior, através dos chamados profetas (todos médiuns) que, aproveitando-se do prestígio de Jesus, e falando em seu nome, criaram suas teologias, através de livros chamados sagrados. Tudo para que os seres humanos continuassem na ignorância, instrumentos dessas falanges.

Para que tudo tivesse um fim e as verdades de Jesus fossem restabelecidas, foi implantada na Terra, por obra da plêiade de espíritos Superiores, a Doutrina composta pelo Código de Princípios de Jesus: hoje chamada de Racionalismo Cristão.

Para tal fim veio ao mundo Terra o espírito de Antonio Vieira, para sentir e ver, terra-a-terra, as condições em que se encontrava a vida no planeta. Com esse conhecimento, junto com a plêiade de espíritos de mundos superiores, re-programaram a Doutrina de Jesus, segundo o entendimento da época, para que não houvesse qualquer tipo de retrocesso ou apropriação indevida.


Voluntariamente, vieram para cumprir essa missão, os espíritos de Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, com tarefas bem definidas, e que foram cumpridas com todo sucesso.

Hoje, o Racionalismo Cristão é divulgado na Terra através de cerca de 180 Casas Racionalistas Cristãs, além de alguns núcleos em formação. Todos seguindo o programa e a Disciplina da Casa-Chefe que, da cidade do Rio de Janeiro, tudo supervisiona.


E só pode ser assim, uma vez que, a Doutrina é dirigida pelo Astral Superior, de onde emanam todas as Normas e Orientações, que precisam ser repassadas para todas as casas Racionalistas, uma vez que, as correntes e a Disciplina praticada deve ser igual em todas elas.

Difícil para o Astral Superior seria encontrar, em cada uma Casa, o apoio necessário para transmitir as mesmas orientações. Por esse motivo, a centralização é mais inteligente, sendo, portanto, a Casa-Chefe é, na Terra, o porta voz das Forças Superiores, desde o tempo de Luiz de Mattos.

Para tal fim, somente na Casa-Chefe são realizadas as chamadas Sessões Especiais de Doutrinação (veja livro: Prática do RC). Nessas Sessões, quando necessário, os espíritos dirigentes do movimento Racionalista Cristão no Astral Superior transmitem aos seus representantes máximos no planeta Normas e Orientações, para que tudo se realize exatamente como planejado em plano astral superior.


Assim mesmo, conscientes das responsabilidades que assumiram, os dirigentes máximos tudo examinam, com todo critério Racionalista Cristão e segundo os Princípios e Leis Universais. Após tudo examinado, as Normas e Orientações são transmitidas na forma de Circulares ou Comunicações Doutrinárias para todas as Casas Racionalistas Cristãs e, passam a fazer parte dos livros básicos do Racionalismo Cristão.


Se for necessário, o Astral Superior corrige, imediatamente, os rumos que a Doutrina estiver tomando, de forma diferente da recomendada. Muitos espíritos do Astral Superior estão dispostos até mesmo a encarnar com a missão de assumirem a direção da Doutrina, portanto, nada a que temer e o que precisamos é confiar e apoiar todas as decisões.


É um trabalho gigantesco e difícil, que precisa da ajuda e apoio de todos os Racionalistas Cristãos convictos, mesmo dos que discordem das orientações e rumos tomados pela divulgação da Doutrina, uma vez que tudo é muito bem pensado, apoiado em boas intuições, sem açodamento.


Eu mesmo tenho presenciado que muitos Companheiros queridos têm opiniões diametralmente opostas, e é impossível agradar a gregos e troianos. Mas os piores são aqueles que fazem muitas sugestões e cobranças e nada fazem para contribuir para o sucesso da Doutrina, muito pelo contrário, passam até a fazer uma guerrilha insana.

Queridos Amigos, desculpem meu entusiasmo, não estou fazendo críticas a quem quer que seja, compreendo que esses erros são próprios da vida do planeta Terra. O que eu estou querendo passar para vocês é o meu conhecimento observado durante vários anos como um estudioso da doutrina.


Um Fraternal abraço para todos e com os pensamentos alteados aos nossos Mestres astrais envio meus votos de muita saúde, paz e tranqüilidade. Moysés Martins Ribeiro - RJ.
24-06-2008


Em tempo: vou começar a elaborar minhas idéias sobre o tema: Corpos Fluídicos.