..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

OS PRIMEIROS COACERVADOS

As moléculas orgânicas simples mencionadas linhas acima, acumuladas na atmosfera primitiva da Terra, foram sendo arrastadas pelas chuvas ininterruptas e, precipitando-se para o solo, conduzidas e depositadas nos mares.

Esse ambiente aquoso (água e sais minerais) dos mares primitivos propiciou uma série incalculável de interações entre essas moléculas orgânicas simples e, conseqüentemente, novas reações químicas. Outros tipos de moléculas simples foram formados, como, por exemplo, os NUCLEOTÍDEOS.

Com a reunião dos nucleotídeos, foi dado o passo seguinte, com a formação de grandes cadeias de carbono: moléculas orgânicas complexas. Com o surgimento destas, tinha sido dado o passo final e mais importante para o início da vida na Terra.

Na solução aquosa dos mares e em presença dos sais minerais ali depositados, ocorreram grandes quantidades de novas interações e reações químicas entre essas moléculas orgânicas complexas.

Após bilhões de colisões nas águas dos mares primitivos, essas partículas moleculares interagiram, e o vetor resultante as uniu. O mesmo ocorrendo com a reunião dos aminoácidos que formaram as proteínas; e, pela reunião de glicoses, os polissacarídeos, como o amido.

As moléculas de proteína atraíram grupos de moléculas de água, em razão das cargas elétricas que possuíam; as moléculas de água ficaram agregadas às moléculas de proteína, envolvendo-as e constituindo uma espécie de capa.

Essas moléculas orgânicas complexas originaram, na água, uma espécie de solução, tipo gelatina ou cola (colóide).

Devido às alterações no grau de acidez dos colóides, algumas dessas proteínas envolvidas por capa de água aproximaram-se, formando novos aglomerados: os coacervados (reunião de um grupo de moléculas de proteína, sob mesma capa).

Grandes aglomerados de proteína e outras moléculas formaram-se nos mares primitivos, quer sob a forma de coacervados, quer sob a forma de microsferas.

Os coacervados, no decorrer de milhares de anos, adquiriram moléculas de gordura na capa externa, dando origem, assim, a uma membrana primitiva.