..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

A FORÇA DO PENSAMENTO

Fevereiro 2007
Estimado Amigo ... ,
Cordiais Saudações Racionalistas Cristãs.
Agradeço a oportunidade que o Amigo me dá em poder participar desses maravilhosos trabalhos dos pesquisadores do Grupo de Estudos Esteios-do-bem.
Com todo respeito aos autores, pedindo até desculpas, mas, simplesmente querendo contribuir com minhas idéias, e para apreciação dos mesmos, eu fiz algumas observações, na cor azul, logo após o texto. Moyses
.
A FORÇA DO PENSAMENTO
..
"O pensamento é vibração do espírito, manifestação de Inteligência, poder espiritual" - Racionalismo Cristão - Capítulo VIII
.
Existem dois princípios fundamentais que são a composição de tudo o que tem vida, e de todas as micro e macro partículas do universo. São eles a Força e a Matéria.
O Princípio científico fundamental da Doutrina é único: a dualidade Força e Matéria - os dois elementos existentes em todo o Universo.
A Força é a Inteligência Universal, transformadora, é o princípio animador da matéria. É ela que mantém o universo regido por leis comuns, naturais e imutáveis. Comuns porque são inerentes a todos, naturais porque decorrem duma seqüência lógica no processo da evolução e imutáveis por serem exatas e absolutas.
A matéria é o elemento passivo e plasmável. Assim se manifesta a partícula de força em constante mudança, desde a partícula mais ínfima até atingir condição de espírito e poder encarnar em corpo humano, adquirindo atributos inerentes ao espírito. O espírito faz assim a sua trajetória evolutiva, encarnando inumeráveis vezes, adquirindo maior evolução e aprimorando cada vez mais os seus atributos. Assim, quando uma criança nasce encontra-se constituída por três corpos: Corpo mental ou espírito (Força); Corpo astral ou perispírito (Matéria fluídica); Corpo físico (Matéria Organizada Composta).
Alguns pesquisadores da vida psíquica do homem atribuem a seguinte escala de materialidade envolvendo o espírito encarnado: o corpo biológico, o ectoplasma, o cordão de prata e o corpo astral, o corpo mental. Entendo que o ectoplasma é somente um processo de condensação de energia, e tem origem no protoplasma das células. Quando de sua esteriorização, atrai elementos provindos de outros seres vivos e desencarnados, e até elementos do corpo etérico e minusculos fragmentos de tecidos da roupa do próprio medium. Quando o ectoplasma retorna ao corpo do medium, este pode ter adquirido alguns elementos que farão partede seu corpo biológico, portanto, não se trata de um componente corporal do espírito encarnado, simplesmente um processo de transformação.
No capítulo O Espírito Encarnado, do livro O Espírito e a Natureza do Universo, pode-se ler o seguinte:
.
"No mundo Terra, possui o espírito quatro campos magnéticos a envolvê-lo. São campos que vibram em concordância, acoplados simetricamente. Das vibrações justapostas desses campos de energia, resulta um espectro luminoso, conhecido como AURA.
Referidos quatro campos têm origem no:
PERISPÍRITO, corpo fluídico próprio do mundo Astral Superior, composto por matéria quintessenciada, veículo de locomoção e manifestação no mundo espiritual respectivo.
CORPO MENTAL (consciência do espírito), campo magnético composto por matéria quintessenciada, mais sutil, do respectivo mundo espiritual. Nele são gravadas as vibrações do espírito, constituindo-se, então, verdadeira esteira fluídica.
DUPLO ETÉREO (corpo duplo), composto por matéria sutil do astral inferior, veículo de locomoção e manifestação, na atmosfera terrena.
CORPO FÍSICO, composto por matéria densa do planeta Terra, através do qual é materializada a vontade do espírito segundo sua memória atávica".
Fonte:
http://moysesmartinsribeiro.blogspot.com/
.
O corpo mental representa a manifestação da inteligência do espírito. Inteligência recobrada através de sua trajetória evolutiva. Suas vibrações se propagam, em toda sua plentitude, somente na atmosfera diafanisada de seu mundo astral superior respectivo. Esse corpo mental acompanha o espírito aonde ele vai. Entretanto, as vibrações de sua inteligência se propagam na razão inversa das atmosferas difusoras dos diversos mundos abaixo do seu, quanto mais pesada a atmosfera, menos consegue manifestar sua inteligência plena.
O corpo fluídico, perispírito (de matéria diafanizada), própria de seu mundo espiritual respectivo, não encontra meios de locomoção em mundos inferiores ao seu. Como ele não pode perder contacto com seu plano de vibração astral superior, necessário se faz que o espírito vá revestindo seu perispírito, como numa nova roupagem, de outros corpos fluídicos, formados por matéria dos mundos ao qual vai se envolvendo, sempre no cumprimento do dever, ou para fazer sua evolução espiritual mais celeremente.
Para se envolver com a materia densa, pesada, como o deste planeta, não sendo possível ligação direta, por serem fluidos do astral superior mais sutis, o processo é o mesmo: o espírito (segundo sua memória atávica) projeta suas formas de pensamento para interagir com os fluidos (matéria mais sutil) da atmosfera terrena, a fim de organizar um corpo fluidico com matéria deste mundo, que servirá de corpo intermediário para ligação com o corpo biológico, ao qual envolve célula por célula, podendo, assim, transmitir, desta forma, toda a vida animica necessária.
Após a desencarnação esse corpo fluídico, também chamado de duplo etéreo, fica junto do corpo físico, por força da atração física, e tambem passa por um processo, puramente químico de desintegração, voltando aos elementos naturais. Alguns médiuns veem esse corpo fluidico que muitos chamam de cascão astral e alguns espíritos desencarnados se utilizam desse cascão astral para realizar diversos fenômenos físicos.
Estes três corpos são como elos de ligação. Assim, a matéria fluídica representa o molde que o corpo mental produz no corpo físico. É através da matéria fluídica que são captadas ou transmitidas as vibrações do espírito.
Ao encarnar o espírito traz consigo o seu corpo astral e os fluidos do seu mundo próprio e os que vai absorver da atmosfera terrena.
O corpo astral liga-se ao corpo físico partícula por partícula, por intermédio da vibração inteligente, que é contínua e ininterrupta. Portanto a criatura possui em si estes dois princípios básicos componentes do universo: Força e Matéria.
Com eles terá condições para viver neste mundo terreno e terá como objetivo, evolução espiritual e material. Um exemplo vivo e representativo da vida no universo é a combinação do hidrogênio e do oxigênio, em água. São gases leves e invisíveis, que resultam pela sua combinação, na transformação em água, visível, húmida e pesada. É um exemplo perfeito de transformação da matéria pela ação da Força.
A Força serve-se da matéria para sua evolução, em obediência às leis naturais e imutáveis segue passo a passo. Facilmente nos apercebemos da ação vibratória dessa Força sobre a matéria em fenômenos físicos e químicos. Mas ela também se manifesta de maneira semelhante nos fenômenos psíquicos. Aqui, percebemos o salto quantitativo na transformação da força, que é a nossa consciência.
Podemos considerar duas etapas de consciência, que dependem uma da outra, na sua evolução: consciência nuclear e a consciência alargada. A consciência nuclear é um fenômeno biológico simples, possui um único nível de organização, é congênita, é o ponto de partida de uma célula e é o primeiro passo para a luz do conhecimento. A consciência alargada é um fenômeno biológico complexo, possui vários níveis de organização, evolui e expande-se ao longo de toda a vida do organismo. Está no despertar da consciência, duma forma latente, que já existia antes, apenas estava adormecida, e, que se inicia a transformação espiritual.
..
"
O espírito é luz, é inteligência, é vida, é poder criador e realizador" - Racionalismo Cristão - Capítulo V
..
No Universo, tudo vibra, em diferentes formas de transmissão. Existe uma referência vital em todas as partículas, até mesmo o pó num feixe de luz possui essa vitalidade vibrante e animada. Tomando como exemplo, o movimento de um objeto projetado sobre a água: naturalmente irá produzir ondas em todas as direções, provocando um movimento ondulatório, sendo a água o meio pelo qual se processa o transporte da vibração.
De igual modo, o ar tem um papel de suporte de propagação de movimentos vibratórios, na propagação do som e da energia.
Em relação ao pensamento, como ele é vibração do espírito, o processo é idêntico e admite-se que o meio de propagação seja o éter, uma espécie de rede fluídica. Quando a criatura pensa, emite vibrações, lançadas para o espaço em todas as direções, emitem e captam pensamentos com a mesma intensidade e sintonia. Assim sendo, o pensamento adquire forma definida e real, densidade e cor, e é constituído por matéria fluídica. Poderá obter forma regular ou irregular, brilho e intensidade de cor de acordo com a medida de força e a atividade do sentimento que o originou.
O pensamento e o respectivo estado emocional, determina a coloração da aura humana. É através da faculdade mediúnica de vidência, desenvolvida, que algumas criaturas podem observar a aura. A aura corresponde à coloração que todos os corpos apresentam (minerais, vegetais, animais e homem). Mais densa junto à periferia, ficando mais transparente gradativamente até à periferia externa.
No homem, a aura parece única, mas na realidade corresponde aos três corpos (Corpo físico, Corpo fluídico e Corpo mental).
A aura do corpo mental é a mais difícil de identificar, pois representa a presença de determinado sentimento, emoção ou paixão, identifica assim a personalidade e o grau de evolução de cada pessoa.
Não é constante, está sujeita às mutações repentinas, e, passageiras mudanças de humor. O pensamento antecede a ação, que poderá refletir atos dignos ou indignos, consoante o pensar. Pensar é atrair e "conforme pensares assim serás" ou "quem mal faz, para si o faz" corresponde ao adágio popular e ao quanto se confirma esta verdade:
.
"O Homem é do tamanho do seu sonho" (FERNANDO PESSOA)
.
Pensando mal, dando acolhimento às vibrações de sentimentos inferiores, a criatura apenas entorpece a sua mente, enfraquece o seu espírito e não resolve os seus problemas. Provoca o aparecimento de correntes deletérias, pesadas, avassaladoras que apenas a prejudicam, não só psíquica como fisicamente. Assim, é por meio do pensamento que se estabelece ligação, formando correntes que se cruzam em todas as direções e têm como origem os seres encarnados e desencarnados que os emitem.
A mediunidade é uma das faculdades inatas do espírito de todas as criaturas, pelo menos a intuitiva e está intimamente ligada à estrutura do embrionário órgão telepático - glândula pineal. A telepatia pode manifestar-se tanto com seres encarnados como com seres desencarnados e é através do pensamento que se faz essa comunicação.
O pensamento é, pois, a única linguagem dos desencarnados, que identificam seus sentimentos, intenções e tendências, estimulando pela intuição os vícios e fraquezas humanas.
Quanto maior a sensibilidade da criatura, maior será o desenvolvimento da mediunidade, maior cuidado deverá ter com seus pensamentos. Aliados aos pensamentos têm os sentimentos que se fundem numa tão completa, inflexível e impregnável mistura, que, nenhum outro acontecimento os pode abalar. O ser deve, pois, controlar e dirigir bem seus pensamentos!
O pensamento de valor firme, confiante e desprendido comunica e alinha com a Inteligência Universal, adquirindo o poder invisível que existe na mente, proporcionando a realização de nossos mais profundos sonhos. Essa força no pensar bem realiza maravilhas na vida de cada um de nós.
Não devemos esquecer que Inteligência Universal é omnipotente, omnisciente e omnipresente, transcende o tempo, o espaço, a matéria ou os caprichos da humanidade.
É através de pensamentos elevados e do conhecimento de si próprio, como força e matéria, que o ser estabelece com a Força Criadora, que é luz e Inteligência Universal, composta por espíritos superiores, espíritos que partiram para o seu mundo de luz, um cordão de luz e de amor recebendo influências benéficas para as dificuldades e lutas terrenas e também recebe a inspiração e intuição de idéias grandiosas, tendo como exemplo as intuições revolucionárias para descobertas e invenções.
Tendo a noção segura da existência da Inteligência Universal e sabendo elevar o seu pensamento, a criatura atrairá para si os fluídos leves e diáfanos de mundos superiores, purificando-se, tornando-se mais apta a enfrentar as lutas.
Por isso, o ser deve disciplinar-se espiritualmente, colocando-se em contato diário com as Forças Superiores, procurando desligar seu pensamento dos seres e coisas materiais, elevando-o, para receber assim os fluídos de luz e limpar o seu corpo astral.
.
Fazendo as Irradiações:
"Ao Astral Superior!
Grande Foco! Força Criadora
!
Nós sabemos que as leis que regem o Universo são naturais e imutáveis, e a elas tudo está sujeito!
Sabemos também que é pelo estudo, raciocínio e crescimento, derivado da luta contra os maus hábitos e as imperfeições, que o espírito se esclarece e alcança maior evolução.
Certos do que nos cabe fazer, e pondo em ação o nosso livre arbítrio para o bem, irradiamos pensamentos aos espíritos superiores, para que eles nos envolvam na sua luz e fluidos, fortificando-nos para o cumprimento dos nossos deveres"
.
"
Grande Foco! Vida do Universo!
Aqui estamos a irradiar pensamentos às Forças Superiores para que a luz se faça em nosso espírito e ele tenha consciência dos seus erros a fim de evitá-los e nos fortalecer para
praticar o bem"
.
O pensamento e a palavra têm poder curador. O corpo é o veículo através do qual se manifesta, no plano terrestre, o espírito do qual o corpo é apenas o reflexo materializado. É importante emitir bons pensamentos, de valor, de coragem e de confiança, porque estes são transmitidos e captados com a mesma intensidade, atraindo assim as vibrações em sintonia com o seu pensar. Sendo positivo atrairá situações positivas e o contrário também se verificará.
Cultivar o pensamento, fortalecê-lo, aperfeiçoá-lo e aprimorá-lo é poder consciente da vontade e atributo fundamental do espírito. É através do pensamento que a criatura põe em ação o raciocínio, resolve, soluciona, descobre e esclarece situações e problemas da vida.
A força do pensamento varia, portanto, com a educação da vontade, e, sendo forte, o pensamento é vigoroso, consciente, desprendido, claro e iluminado. Sendo fraca, a força de vontade produz pensamentos débeis e pouco claros. É nos momentos mais difíceis que esta força de vontade deve emergir para assim poder vencer com êxito, superando as dificuldades impostas pela vida. É através destes reveses que maiores lições se aprendem, pois na vida nada é por acaso!
O insucesso pode ser a alavanca para o êxito, pois permite-nos procurar a resposta nos recônditos mais íntimos de nós mesmos.

Fonte: http://www.gazeta.racionalismo-cristao.org.br/diversos/a-forca-do-pensamento.html