..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

ESPAÇO E TEMPO

O espaço cósmico é infinito, não tem começo, nem fim; muitos afirmam que sequer existe, que é o nada. Portanto, difícil de ser definido. Nada obstante, pode ser medido e até classificado, quanto às suas características, em função da ocorrência de algum
acontecimento, em determinado tempo.

O Cosmos, como é conhecido, está inserido nesse espaço finito (delimitado), onde se admite a existência de cerca de 100 (cem) bilhões de galáxias. Até aonde os olhos da ciência já puderam enxergar, existem – nos confins do Cosmos – verdadeiras muralhas gigantescas de galáxias. Com toda certeza, o Cosmos não tem limites: tudo se repete e continua infinitamente. No seu Todo, em sua profundidade, não há como medir o espaço que ocupa, já que não se acha contido em uma esfera, como alguns admitem.

Calcula-se que cada galáxia possua cerca de 100 (cem) bilhões de estrelas. Apesar disso, toda essa matéria das galáxias – que é visível no Universo e conhecida dos cientistas – não representa mais do que 1% (um por cento) de toda a matéria que se admite existir.

O restante da matéria 99% (noventa e nove por cento) é constituído por gigantescas nuvens de átomos de hidrogênio, soltas no espaço. Com esses dados, pode-se facilmente chegar à conclusão de que, cada galáxia, com seus bilhões de estrelas, representa um pequeno grão de poeira no espaço.

Portanto, os seres humanos habitantes deste planeta Terra nada significam nesse contexto universal, onde se situam muitos milhões de outros planetas, em cada uma dessas gigantescas galáxias.

Os seres humanos deveriam, pois, envergonhar-se da posição que ocupam e do tão pouco valor que possuem. E, frente a frente com a realidade em que se encontram, passarem a amar e a respeitar mais os seus semelhantes, de quem todos tanto precisam, até mesmo, por dependência.

Espaço é um meio que engloba quatro dimensões, sendo a quarta o tempo. É um componente aplicado ao plano físico, necessário para determinar-se a ocorrência de um fenômeno.

Somente um observador que possua na sua composição os elementos FORÇA e matéria (envolvimento com a matéria densa) é capaz de ter a sensação dos meios Espaço-Tempo e sentir, portanto, a deformação do espaço geométrico, em função dos efeitos gravitacionais da matéria.

Se não estiver envolvido com o componente matéria densa, a Partícula Inteligente, como observador, terá uma visão realista bem diferente dos fenômenos que ocorrem no Universo.
.
A visão passa a ser puramente do Astral Superior, deixando de existir as dimensões espaço x tempo. Portanto, por esse enfoque, a matéria e toda a sua transformação significam tão-somente mudanças no estado da energia etérea, nos seus diversos graus.

Para um espírito encarnado, admitindo-se a não-existência do Universo material em sua volta – no sentido mais amplo e absoluto – deixarão de existir a velocidade, o espaço e o tempo. A visão que o observador iria ter seria a mesma de uma PI no Astral Superior.