..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

A MEMÓRIA

Informações são decodificadas pelo cérebro, por processos muito complexos, que requerem algum tempo. Determinadas informações o espírito as interpreta por antecipação, em função de inúmeros fatores de percepção (assimilação), muitas vezes, antes mesmo de receber a confirmação dessas informações transmitidas pelo cérebro.
.
É o que se dá, por exemplo, no caso de pessoas que, adentrando pela primeira vez uma Casa Racionalista Cristã, têm a nítida impressão de que ali já haviam estado.
.
O espírito, previamente determinado a comparecer ao local, irradiou correntes específicas de pensamento que interagiram com as correntes vibratórias do ambiente a ser futuramente conhecido e para lá, pela ação da força do vetor resultante, foi atraído.
.
Tudo vislumbrou astralmente, sem interferência do cérebro, ficando as imagens do local imediatamente gravadas em sua memória espiritual.
.
Ao visitar um local, as impressões que seus sentidos captavam foram enviadas ao cérebro, que tudo registrou imediatamente, transmitindo-as ao espírito.
.
O cruzamento dessa mensagem com o que já ficara registrado na mente do espírito levou-o a supor que ali já estivera.
.
O fato acima narrado permite-nos concluir que a memória não está no cérebro.
Sabe-se que a mente tem a capacidade de levar a consciência a diversos lugares, sem a presença do corpo físico: é o que se denomina desdobramento.
.
Há também o fenômeno das bi locações em que, desenvolvendo algum tipo de atividade em determinado lugar, ao mesmo tempo, o espírito manifesta-se inconscientemente, sob forma fluídica, em local distante daquele em que se achava.
.
Há também o fenômeno das bi locações em que, desenvolvendo algum tipo de atividade em determinado lugar, ao mesmo tempo, o espírito manifesta-se inconscientemente, sob forma fluídica, em local distante daquele em que se achava.
.
Há ainda outros tipos de fenômeno, diretamente influenciados pela memória ligada a estados emocionais vividos no passado, gravados pelo espírito em sua esteira fluídica.
.
É, por exemplo, o caso de pessoa que se depara com alguma ameaça de perigo e, em geral, reage instintivamente, antes mesmo que o cérebro avalie as informações recebidas. Este tipo de memória ligado ao instinto de sobrevivência manifesta-se imediatamente, antes da chamada memória de longa duração.
.
Se a pessoa não reage imediatamente pelo instinto, seu sistema transmissor da memória atávica está comprometido, ou não há registro da lembrança de experiências reencarnatórias recentes.
.
No reino animal irracional, a reação a todos os estímulos externos é imediata porque toda a memória não está no cérebro, e não é individual: está na esteira fluídica do conjunto de PIs do respectivo plano de vibração astral superior.
.
A memória é uma função inteligente, baseada na aquisição, no armazenamento e no emprego de informações, manifestada pelos seres vivos de maneiras diversas: cada espécie representa um mundo.
.
Entendimento, intelecto, concepção e imaginação constituem um conjunto de informações e experiências adquiridas e aprimoradas através da trajetória da PI, desde o reino vegetal.
.
O conhecimento adquirido pelo espírito somente se manifesta, por completo e com toda clareza, em seu mundo Astral Superior, na sua esteira fluídica, na plenitude da vida espiritual.
.
Trata-se de aquisição efetuada não só durante os períodos de envolvimento do espírito com a matéria densa, mas também durante sua trajetória nos diversos outros planos de vibração do Astral Superior.
.
Na atmosfera terrena de vibrações pesadas e heterogêneas, a maioria desses conhecimentos são bloqueados e não se manifestam. Somente nela se manifestam as vibrações que se assemelhem àquelas ali existentes.
.
O bloqueio é forma de esquecimento necessário a que o espírito não sofra por erros do passado e não reconheça inimigos de encarnações pretéritas, podendo assim dar cabal cumprimento ao que programou em seu mundo espiritual.
.
Com o aumento da espiritualidade, havendo ambientes favoráveis, vibrações mais positivas do espírito vão-se revelando: outras aptidões (memória adicional) que lhe permitem enfrentar novos desafios.
.
Para cada ser vivo do planeta Terra há relação correspondente ao total acumulado em cada memória atávica e as estruturas cerebrais respectivas, que se foram tornando mais complexas, ao ritmo da evolução biológica.