..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

QUEM TEM MEDO DA VERDADE?

Estimado Amigo e Companheiro ...,
Cordiais saudações racionalistas cristãs.
Confesso que já estava com saudades do Amigo Jose' Gonzalo.

Estou me restabelecendo de duas cirurgias e uma infeção urinária me atacou como consequência da baixa imunidade resultante.
Estou quase bom e não poderia deixar passar mais tempo para colaborar, principalmente para reforçar sua homenagem ao nosso Pedro Pesce.

Para mim é muito dificil fazer comentários sobre os trabalhos produzidos pelo Amigo, pois, você é uma das melhores cabeças pensantes do Racionalismo Cristão nos dias de hoje.

Seus trabalhos são escritos com esmero e baseados sempre em uma superior competência científica e filosófica-doutrinária.
Só vou fazer alguns comentários sobre o seu trabalho pela confiança e pelo respeito e amizade que tenho pelo Amigo. E o faço sem a pretenção de dar respostas mais acertadas, simplesmente para ser sincero e expressar meus conceitos, que não tenho a pretenção estejam certos – são simplesmente observações que faço em minhas reflexões.
Como o Amigo citou o livro que escrevi, gostaria inicialmente de me reportar ao que escrevi na página 47 - Classificação da força - fazendo o seguinte resumo: Todo o Universo é composto por partículas. Cada partícula é portadora de uma determinada categoria de força.

A FORÇA preponderante a todas as outras tem como portadora uma Partícula Inteligente; e o conjunto das Partículas Inteligentes em grau máximo de evolução constituem o que nós chamamos de Grande Foco, FORÇA Criadora.
.

Tudo tem origem nesse Grande Foco: todas as partículas portadoras de forças fundamentais existentes no Universo – tanto as que constituerm os mundos fisicos como as dos mundos espirituais têm origem na esteira fluidica do Grande Foco, que é somente vibração, em termos absolutos.
.

Não existe energia sem partícula portadora ou partícula sem energia, por mais alta que seja.

Portanto, se tudo tem origem no Grande Foco, as Partículas Inteligentes individualizadas dessa FORÇA Criadora, apezar da mesma essência, que constituem os diversos planos de vibração (mundos espirituais), pelo fato de estarem em nível inferior, não têm capacidade de criar a matéria nas suas partículas mais fundamentais.
.

As Pi's têm capacidade, segundo seu grau de evolução, de somente utilizarem-se de cada uma das partículas portadoras de força - simples ou compostas - para, como tijolos, transformarem a matéria, construindo corpos. Somente com uma finalidade: dele fazerem uso para sua evolução espiritual.

.
Nosso concluir, portanto, que somente nessas pequenas porções da matéria que constituem os corpos fluidicos e físicos, existente nos mundos de evolução, tanto do astral inferior como do superior, está presente uma PI individualizada.
Todas as demais particulas portadoras de força, que constituem a matéria existente no Cosmos, estão sujeitas somente a ação das FORÇAS reguladoras do Grande Foco, FORÇA Criadora – estão sujeitas as Leis físicas e químicas.

.
- Toda criação da matéria, na sua consubstanciação mais simples, desenvolve-se na esteira fluídica, do Grande Foco (O Universo etéreo) que a tudo e a todos incita e movimenta. Sempre em função da intervençao das FORÇAS reguladoras (elétrica, magnética, e gravitacional). Podemos concluir ainda que para cada valor de frequencia há necessidade de um meio difusor apropriado para que ela se propague.Portanto, a FORÇA de uma PI, quando em seu mundo espiritual, só se propaga na atmosfera de seu próprio mundo, nunca em atmosferas de mundos superiores (onde a matéria é mais diafanizada).

.
Podendo as vibrações de uma PI se propagar em atmosferas de mundos inferiores: nestes casos, é necessário que haja uma espécie de interface, constituida por matéria (a mais sutil) desse mundo inferior ao seu.

.
Essa interface, dependendo do espírito de mundo superior, depende na maioria das vezes da formação de uma forte corrente de pensamentos atrativos e afins.
Sendo certo também que essas atmosferas, inclusive a terrena, em função das correntes positivas que a envolvem, podem servir de apoio para espíritos de graus de evolução que habitam mundos de graus mais, porém, nestes casos, unicamente para darem apoio a pleiade de espíritos do Astral Superior mais evoluidos.
..

Estou dizendo tudo isso para concluir que o espírito é completamente imaterial e que, portanto, necessita de um veículo de locomoção pelas atmoferas de seu respectivo mundo ou, de mundos com graus de evoluçao inferiores, porém, proximos ao seu.
.
Podendo, assim, transmitir nessas atmosferas (fazer com que se propaguem) as vibrações de seu espírito.
Esses corpos, nos mundos do astral superior é o que chamamos de perispírito.
- Temos lido nas comunicações do astral superior que o espírito, quando precisa se manifestar em mundos inferiores ao seu, precisa se revestir de corpo fluidico da matéria que constitue a atmosfera desses mundos.
.
Desta forma, de mundo para mundo, vai se protegendo das vibrações inferiores ao qual vai se envolvendo, até chegar ao mundo que pretende fazer vibrar e propagar sua FORÇA. Afinal, Leis são Leis e, as Leis de atração dos fluidos não falha.
.
Ao retornar ao seu mundo, abandona cada um desses corpos fluidicos inferiores ao seu, restanto somente o perispírito de seu próprio mundo.

O mesmo acontece com o espírito quando vem encarnar no planeta Terra.
Inicialmente prepara uma interface ou orbital, com materia deste mundo, apoiado em pensamento de um ou mais seres encarnados. Orbital onde impregnará suas vibrações espirituais e que lhe dará condições de se manter preso a atmofera terrena, ficando seu perispírito ligado por cordões fluídicos ao seu mundo do astral superior: desse corpo fluidico (perispírito) jamais se separa.
.
Na atmosfera terrena precisa se revestir de corpo fluídico, formado com matéria sutil deste planeta, programando-o (segundo projeção realizada nesse orbital ou interface) de acordo com sua memória atávica (esperiências adquiridas nesse laboratório de encarnações passadas na formação de corpos físicos), que servirá de molde para a conformação do seu veículo de locomoção no planeta Terra.

Quando precisar se locomover através da atmofera terrena utilizará esse corpo fluídico (portador de seu corpo mental e de seu perispírito), mantendo sua ligação com o corpo fisico através de cordões que se distendem com facilidade, sem se romperem.
Portanto, o ser humano está constituido por quatro corpos: o corpo mental (espírito), o perispírito, o corpo fluídico duplo, e o corpo físico.


Quando a PI desencarna,ela regressa ao seu mundo espiritual com seu corpo fluidico (perispírito) e seu corpo mental (o próprio espírito). O corpo físico e o corpo fluídico constituido por matéria deste mundo, ficam próximos um do outro, por força atrativa da matéria (que alguns médiuns vêm nos cemitérios e chamam de cascão astral): ambos passam por um processo de reações químicas e seus elementos voltam aos elementos mais simples.

.
Quando o espírito desencarna e fica preso a atmosfera terrena, engendra novo corpo fluidico que o dará condições de se locomover pela atmosfera terrena e interagir com os encarnados. Entretanto, por ser irregular esse estado na atmosfera terrena, esse corpo fluidico é cheio de miasmas pestilentos, prejudicando aos encarnados que atraem esses espíritos por pensamentos afins. Mesmo sendo espiritos desencarnados de boa vontade, todos são obsessores e prejudicam a saúde anímica.

.
Desculpe meu prezado Amigo, no momento faço esses comentários. Eu sei que contrario muito do que está escrito na obra básica, essa a razão de meu livro não ser vendido nas Casas Racionalistas Cristãs, apesar de dedicado aos Companheiros e a Doutrina.

Já justifiquei minha atitude com muitos argumentos, que não convenceram a alguns sobre essa minha iniciativa de desdobrar os princípios científicos do Racionalismo Cristão, afinal, muito pode ser dito hoje, e amanhã muito mais.
Este grupo de estudos Esteios do Bem é essa maravilha que em boa hora nosso Pedro Pesce participou com sua sabedoria para que fosse oferecida aos estudiosos da Doutrina essa preciosíssima tribuna livre. Como dizia Pedro: quem tem medo da verdade?
Com meus respeitos, Moysés - RJ. 07-06-07