..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

LEIS UNIVERSAIS

Foi a certeza de Luiz de Mattos quanto ao Princípio de que, em todo o Universo, só existe a dualidade Força e Matéria que deu origem à sua concepção sobre as Leis de caráter geral, que tudo explicam (pela exatidão de suas consequências) e que regem o conjunto de todos os fenômenos verificados.

São Leis que definiu como naturais e imutáveis, concluindo que a elas

tudo e todos estão sujeitos. Portanto, se naturais não foram criadas por quem quer que seja, nem mesmo pela Inteligência Universal – só é natural o que é eterno. Se não foram criadas por alguém ou por qualquer coisa, essas Leis são a própria essência das PI.

Essas Leis são as Leis de Equivalência – têm o mesmo valor. Sempre que alguma delas é ignorada ou infringida, as conseqüências se apresentam desastrosas.

Entre as Leis Universais formuladas por Luiz de Mattos, as mais importante são: Lei da Evolução, Lei de Atração e Lei de Causa e Efeito. A primeira – que se sobrepõe e dá origem a todas as outras – é a Lei da Evolução.

Em função dessa Lei maior, todas as Partículas Inteligentes caminham, irremediavelmente, para o equilíbrio (perfeição absoluta). Por FORÇA dessa Lei determinante, todas as PI estão interagindo, permanentemente, com o Universo Etéreo (energia de valores absolutos do Grande Foco, FORÇA Criadora), atraídas por uma força irresistível, para um fim inexorável.

No Universo nada “dá saltos”. A evolução da maioria das Partículas Inteligentes terá de passar por longo processo, numa trajetória que precisa ser percorrida segundo as Leis Naturais e Imutáveis, que regem todo o Universo. Dentre essas leis, avulta como principal a Lei de Atração Espiritual.