..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

CORPO FLUÍDICO – Segunda parte - Por Moyses Martins Ribeiro

Na esteira fluídica do Grande Foco, Força Criadora são criadas, permanentemente, partículas portadoras de Força etérea, conforme está explicado na 2ª. Parte Fenomenologia Espirítica.

Cada uma dessas Partículas, ao interagirem, passa por um processo de decaimento, dando origem a inúmeras outras partículas etéreas com menor energia cinética (maior quantidade de massa). Entretanto, outras, pela ação das Forças Reguladoras eletromagnéticas, são agrupadas e unidas por partículas de maior Força etérea, que as mantém fortemente coesas. Esses grupos de partículas etéreas são as substâncias que irão formar as atmosferas dos diversos mundos espirituais que, no Racionalismo Cristão, são chamadas, também, de planos de vibração astral superior.

Todas as vezes que essas atmosferas passam por um processo de diafanização, algumas de suas partículas são desintegradas, gerando partículas mais sutis nessa atmosfera. Além disso, ocorre também a emanação de partículas com maior quantidade de massa, que vamos admitir nestes estudos, são as nossas conhecidas neutrinos que, por serem levíssimas, não interagem com a matéria densa e são conhecidas como partículas fantasmas.

Estas partículas, que estão sendo liberadas permanentemente no Universo, também estão presentes no núcleo de cada partícula atômica. Entretanto, essas partículas, somente irão interagir com outras partículas da mesma faixa de freqüência, que compõem as atmosferas dos mundos espirituais do astral superior de graus mais inferiores.

Em mundos do astral superior, pela ação da FORÇA preponderante do espírito, a matéria etérea de sua atmosfera está permanentemente se diafanizando e, conseqüentemente, outras partículas estão sendo liberadas. As partículas que possuírem maior quantidades de massa (menos energia cinética), serão atraídas por planos astrais de grau inferiores com a mesma faixa de frequências. Já as partículas que adquirem maior energia cinética, serão atraídas por planos de vibração de grau mais elevado, por onde se propagarão.

Este fato explica, portanto, por que a vibração dos espíritos, acima de um determinado grau de evolução (com matéria bastante diafanizada), não conseguem mais se envolver com a atmosfera terrena.

Salvo, com espíritos de alguns mundos superiores, em missão espiritual, assim mesmo, se houver um pólo atrativo forte, formado por correntes de pensamentos elevados. Correntes formadas, muitas vezes, com a ajuda de espíritos que estagiam em mundos espirituais, cujas atmosferas se assemelhem a do planeta. Miríades de espíritos nos diversos mundos do Astral Superior estão preparadas para encarnar neste planeta, com a finalidade de cumprirem mais uma etapa de seu desenvolvimento espiritual. Muitos virão para resgatar dívidas adquiridas em encarnações passadas, outros por uma atração incontrolável, devido a afinidades individuais ou, com grupos familiares, alguns até mesmo para concluírem tarefas humanitárias já iniciadas.

Todos aguardam ansiosamente por essa preciosíssima oportunidade de encarnarem neste planeta, única forma de, mais rapidamente, conseguirem sua evolução espiritual, deixando neste planeta muitas de suas imperfeições. Mesmo sabendo que poderão passar por sofrimentos atrozes.

Quando um espírito sente, em seu mundo espiritual, vibrações oriundas deste planeta, que ofereçam as condições necessárias para eliminar suas imperfeições, fica com elas firmemente sintonizado e, desenvolve, pelo efeito do conjunto das vibrações de seu corpo mental e de seu corpo fluídico (perispírito), uma estrutura espacial? É com esse corpo fluídico (perispírito) que o espírito se locomove pela atmosfera do plano de vibração astral superior em que estagia?

Essa estrutura espacial é organizada, segundo as formas de pensamentos, com partículas etéreas da atmosfera do mundo espiritual respectivo (matéria quintessenciada): as mesmas que compõem o perispírito.
Através dessa estrutura espacial o espírito adquire condições de transmitir correntes de pensamentos (ondas eletromagnéticas), previamente programados, direcionadas à atmosfera deste planeta. Essas ondas irão interagir com o pólo de atração (vibrações afim), que foram sentidas em seu mundo espiritual e, firmemente sintonizadas na mesma faixa de frequências, provoca nas partículas da matéria do planeta, presentes nesse pólo atrativo (estrutura espacial), uma ressonância, dando origem a um novo polo atrativo embrionário.

A partir desse instante, podemos dizer que, o espírito já está presente no planeta, envolvido com a atmosfera terrena e, sua estrutura espacial, forma com ela uma interface. Imediatamente, a energia irradiada pela presença do espírito, manifesta-se nessa interface, caracterizada como sendo uma espécie de auréola.

Auréola que é o conjunto das emanações provenientes das partículas da matéria do mundo espiritual (corpo mental e perispírito) e, da matéria do mundo Terra.

Essa auréola adquire uma forma geométrica, apresentando uma ou mais cores. Essas cores variam em função da intensidade e qualidade das vibrações das formas de pensamentos (quadro mental) do espírito. São cores e nuances de um matiz que somente as vibrações de um espírito são capazes de produzir na atmosfera terrena.

Quanto mais apuradas forem as formas de pensamentos, mais simétricas serão as formas apresentadas e mais deslumbrantes serão as cores. A partir da formação dessa auréola o espírito já pode, então, direcionar suas vibrações de pensamento para a interface criada inicialmente. Essas vibrações (energia do espírito) são transmitidas na forma de ondas eletromagnéticas, caracterizadas como fótons de luz (no Racionalismo Cristão dizemos que o espírito é luz) que, são também, portadoras de correntes fluídicas, compostas com matéria etérea de seu mundo espiritual.

As frequências da vibração dessas ondas eletromagnéticas provocam uma ressonância nas partículas etéreas livres, existentes na interface, dando origem a um novo campo magnético. Esse novo campo magnético, que podemos chamar de corpo fluídico embrionário, é formado pelas vibrações das partículas da matéria etérea do planeta e, irá substituir o pólo atrativo embrionário. Através desse novo campo magnético (corpo fluídico embrionário), parte da energia do espirito é transmitida para a interface, juntamente com os fluídos de matéria quintessenciada.

Por efeito da excitação fotônica, algumas partícula etérea da atmosfera do planeta, contidas nessa interface, absorvem energia de um quanta de luz do espírito. Quando essas partículas etéreas adquirirem energia máxima de um fóton de luz do espírito, passam por um processo de desdobramento em duas outras partículas, com cargas elétricas contrárias.

São os neutrino, acima citados, e antineutrino, que dão origem a uma superfície de gás etérico rarefeito ou, superfície plasmática, que preferimos chamar de superfície plasmetérica, organizada com partículas em quantidades iguais, eletricamente neutra. Esta superfície plasmetérica juntamente com o novo campo magnético servirá, no início, como uma atmosfera difusora embrionária para as vibrações do espírito.

É quando o espírito, servindo-se de sua memória atávica, passa a vibrar correntes de pensamentos (ondas eletromagnéticas - fótons de luz-) em direção a essa superfície plasmetérica, provocando nela um desiquilíbrio. Isto é, a energia das ondas de pensamento, ao atingirem essa superfície plasmetérica, provoca nela o afastamento das partículas com carga negativa das de carga positiva, criando momentaneamente duas regiões, com cargas diferentes. Esse desiquilíbrio ocasionado na superfície plasmetérica provoca um afastamento das partículas, em altíssima velocidade, arrastando em sua esteira todas as ondas e partículas que foram direcionadas para a interface.



Pela velocidade desenvolvida durante o arrasto, todas as ondas eletromagnéticas (formas de pensamento) e partículas etéreas, saltam para a atmosfera terrena e, com ela interagirão segundo as leis físico-químicas e eletromagnéticas. Quando essas ondas eletromagnético atingem a atmosfera terrena, se expande, gerando sucessivos campos magnéticos. Esses campos magnéticos geram novas ondas eletromagnéticas, com energia do espírito (portadoras de fluídos etéreos), e se propagarão pela atmosfera terrena, até interagirem, diretamente, com as ondas eletromagnéticas, da mesma freqüência (formas de pensamento afim), que envolvem a atmosfera terrena, provocando nela movimento aleatório das partículas etéreas do planeta presentes nessas correntes pelas Leis da Atração, de acordo com as Leis físico-químicas, essas partículas da matéria do planeta, interagirão entre si e, o vetor resultante dessas forças provocará nelas a intervenção das Forças reguladoras do Universo Etéreo.


São Forças que provocam, em todas essas partículas da matéria etérea, um processo de divisão, com decaimento de energia e criação de diversos tipos de novas partículas fundamentais da matéria, portadoras de maior quantidade de massa (matéria densa).

Mais uma vez ocorre o processo de atração e interação entre essas novas partículas fundamentais livres. Conseqüentemente, as Forças Reguladoras do Universo Etéreo entram mais uma vez em ação e unem (consubstanciam) essas partículas em incontável número de grupos de partículas.

As partículas fundamentais desses grupos ficam, então, firmemente unidas, por partículas portadoras de Força etérea de altíssima energia, como numa amalgama, induzidas pela ação das Forças Reguladoras do Universo. Assim estruturados, os grupos formados por essas partículas fundamentais, como se fossem tijolos de uma construção, sob a ação da energia do espírito, são atraídos e, segundo sua memória atávica, passam a constituir um novo corpo fluídico.

Este novo corpo fluídico forma, então, uma interface com a atmosfera do planeta. Esse novo corpo fluídico envolverá e aprisionará o espírito até que ocorra um desligamento forçado, por forças alheias a sua vontade. Nessa interface com a atmosfera do planeta, pela ação do espírito e pelo processo semelhante ao já descrito em capítulo anterior, será criada uma superfície plasmetérica, constituída por partículas da matéria etérea existentes na atmosfera terrena.

Através da vibração de seus pensamentos, direcionados a essa superfície plasmetérica, o espírito exercerá ação permanente sobre esse corpo fluídico, transmitindo toda sua energia, modificando-o segundo suas formas de pensamentos e, através dele, transmitirá toda energia anímica necessária para o corpo físico. É esse corpo fluídico que serve ao espírito como meio de locomoção pela atmosfera do planeta.

Esta nova superfície plasmetérica será a atmosfera difusora definitiva do espírito na Terra, que lhe dará condições de transmitir todas as correntes eletromagnéticas das suas formas de pensamento. Principalmente as que foram programadas em seu mundo espiritual com a finalidade de desenvolver um embrião humano, até formar um corpo físico do qual deverá tomar posse.

É através dessa atmosfera difusora definitiva que o espírito, durante o sono, se religa, através de cordões fluídicos, ao seu mundo espiritual, a fim de se revestir das ondas eletromagnéticas, compostas por matéria quintessenciada, necessárias para reenergizar seu perispírito, desgastado após um dia de envolvimento com as correntes do planeta.

O espírito estará, portanto, em condições de fazer sua evolução espiritual, deixando fluir para o ambiente terreno algumas das suas imperfeições que, pelo processo de atração, vibrarão em consonância com as correntes de pensamentos negativos que envolvem a atmosfera terrena.

Com a evolução espiritual, o Corpo Fluídico - que envolve por intermédio de cordões de energia cada célula do corpo humano (por esse motivo chamado de corpo duplo) - possibilitará ao espírito, cada vez melhor, transmitir seu conhecimento espiritual para a vida, com mais saúde para o corpo e, principalmente, melhor cumprir com seus deveres como espírito encarnado, seguindo os Princípios Racionalistas Cristãos.

A evolução espiritual possibilita, também ao corpo fluídico, condições de (como uma capa protetora) repelir todas as correntes negativas que envolvem a atmosfera terrena e, principalmente, dos ambientes ou pessoas ao qual o espírito encarnado precise se envolver, por força das circunstâncias.

Portanto, quando a consciência doer, ao reconhecer e sentir o incomodo e o peso dessas correntes negativas próprias do planeta, o espírito tem que reagir, vibrando com a mesma intensidade e em sentido contrário. Caso não haja uma reação forte da vontade do espírito essas imperfeições ganharão mais força negativa, dificultando sobremaneira a vida do espírito no planeta.

Somente após alguns milhares de milhões de anos da formação da Terra sua atmosfera foi se transformando e diafanizando, adquirindo cada vez mais partículas etéreas sutis, a ponto de permitir interações de Partículas Inteligentes, para fazerem sua evolução no planeta. Inicialmente, através do reino vegetal e depois no reino animal.

Podemos concluir, portanto, por ser racional e, segundos estes estudos, ser impossível ao espírito se religar a qualquer partícula do reino mineral, mesmo que seja a uma simples partícula atômica, para iniciar sua evolução. Muitos espiritualistas enganam-se a esse respeito pelo fato de a matéria ter origem pela interação entre partículas inteligentes, em grau máximo de evolução, no Grande Foco, Força Criadora. Por esse fato, podemos afirmar que está presente, portanto, em qualquer partícula da matéria, somente uma parcela da energia da FORÇA preponderante do espírito (em grau máximo de evolução) e a ação das Forças Reguladoras - esteira fluídica do Grande Foco, Força Criadora? O que confirma, podemos afirmar, que essa esteira fluídica a tudo incita, interpenetra e movimenta.

Consequentemente, somente há algumas centenas de milhares de anos foram criadas as condições necessárias para a encarnação de uma Partícula Inteligente na qualidade de espírito.

Durante esse período, os corpos físicos e fluídicos das diversas espécies evoluíram sempre, com as Partículas Inteligentes adquirindo cada vez mais experiências - como disse Luiz de Mattos: nesse verdadeiro laboratório de vidas.

CORPO FLUÍDICO - Segunda parte
Por Moyses Martins Ribeiro

Fonte: Livro O Espírito e a Natureza do Universo

Poderá gostar de conhecer: