..
O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma
conexão com a imaginação.— Albert Einstein

UNIVERSO ETÉREO

Para este Universo Etéreo do Grande Foco são atraídas, pela ação da aceleração produzida por um vetor de FORÇA resultante, todas as formas de energia existentes, tanto da matéria, como das emanadas das PIs - Particulas Inteligentes, seja em nível físico, seja no ambiente dos mundos do Astral Superior. Tudo é influenciado por essa FORÇA de atração maior, até que todas as formas de energia se reintegrem completamente às vibrações de valores absolutos que compõem o Universo Etéreo.



Todas as vibrações das PIs - Particulas Inteligentes e, apenas, algumas partículas portadoras de Força etérea (em função de sua frequência e massa) têm como ambiente difusor principal das suas interações esse Universo Etéreo do Grande Foco, FORCA Criadora.

Age esse Universo Etéreo (que tudo e todos incita e movimenta) como FORÇA – preponderante – superior a todo tipo de “força”.

O Universo Etéreo é formado pelo conjunto de vibrações das Partículas Inteligentes do Grande Foco, FORÇA Criadora, com valores absolutos, na forma de energia pura. Nele, não há qualquer variação da FORÇA, em toda a sua constituição. É um Todo homogêneo e pleno.

Quaisquer vibrações, por menores que sejam, são sentidas por todo o Universo Etéreo. Portanto, qualquer interferência, em qualquer ponto desse Universo, acarreta que nele se propaguem – sem encontrar qualquer resistência – ondas portadoras das vibrações produzidas.

Na esteira desse Universo Etéreo, todas as vibrações se manifestam como produzidas num único ponto e no mesmo instante – não importando onde e a que distância – sejam vibrações de uma PI - Particula Inteligente – em qualquer dos diversos planos de vibração do Astral Superior – sejam, até mesmo, as oriundas de qualquer fenômeno físico, que ocorra em qualquer parte do Grande Foco, Vida do Universo. Pode-se dizer que tudo é revelado instantaneamente.

Tudo se passa de tal forma que a soma da energia que se propaga é igual à energia induzida. Não existe, portanto, na esteira desse Universo etéreo, nem tempo, nem espaço. Aquele ponto é o que se pode chamar de ponto de mutação entre o plano astral e o plano físico, como demonstrado no capítulo que trata dos orbitais da matéria quintessenciada.

Uma PI - Particula Inteligente, em plano Astral Superior, não tem distâncias a vencer quando se manifesta nesse Universo Etéreo. O pensamento pode estar em qualquer lugar ao mesmo tempo e, muitas vezes, em pontos bem diferentes.

Nesse ponto de mutação, tudo é revelado, não somente para a manifestação dos fenômenos produzidos pelas Partículas Inteligentes no Universo Etéreo, mas também para a manifestação da energia etérea contida na matéria.

É assim que, em plano Astral Superior e em algumas atmosferas do Astral Inferior, nada está ou fica oculto. Tudo se revela para as Partículas Inteligentes, pelo fato de seus corpos fluídicos e a atmosfera dos mundos espirituais serem compostos pelas mesmas partículas portadoras das Forças Etéreas. São, portanto, da mesma essência e suas vibrações têm como principal meio propagador a energia Etérea do Grande Foco, FORÇA Criadora.

A matéria quintessenciada (Partículas Portadoras de Forças Etéreas) tem origem a partir desse Universo Etéreo. Essas Forças são induzidas a manterem as características deste Universo Etéreo do Grande Foco: o equilíbrio, a harmonia, a perfeição e a unidade.

O Universo Etéreo é perfeito e acabado. Quando ocorre algum tipo de oscilação, ele interage, pondo em ação, imediatamente, as Forças Etéreas necessárias, sob controle do magnetismo, para conter (controlar) qualquer tipo de oscilação de energia.

São Forças Etéreas que sempre se contrapõem a qualquer desequilíbrio que ocorra na esteira desse Universo Etéreo, anulando a tendência ao crescimento sem limites desse desequilíbrio.

Essas Forças Etéreas representam uma forma de conter toda interação entre Partículas Portadoras de “força”. Reagem sempre com forças iguais e contrárias, com a função de anular o crescimento de qualquer vetor de força resultante.

No Universo Etéreo do Grande Foco, tudo está tão bem equilibrado que essas Forças etéreas agem com toda naturalidade, como fiéis de pratos de uma balança, mantendo sempre o Universo em equilíbrio perfeito.

O Universo Etéreo – esse oceano de vibrações da mesma essência das PIs – é a esteira vibratória do Grande Foco, FORÇA Criadora. Esteira vibratória com valores em grau absoluto, impregnada dos predicados do TODO. Portanto, esse Universo etéreo é o próprio Grande Foco, a Inteligência máxima, que tudo incita, movimenta e interpenetra.

Tudo incita, movimenta e interpenetra não tem o significado mais simples de dizer-se que tudo dirige e determina ou impõe; a concepção é mais profunda: está no entendimento do que é o equilíbrio.

A manifestação do espírito tem condições de propagar-se em qualquer atmosfera (meio difusor) em que seja possível envolver-se, segundo seu grau de espiritualidade e em função da força das Leis Naturais. Configura-se, portanto, nesses ambientes, pela ação da vibração de sua FORÇA, interagindo com outras Partículas Portadoras que vibrem nas mesmas atmosferas

É de enfatizar-se mais uma vez que, mesmo em ambientes inferiores, o vetor-Força Reguladora do Universo Etéreo apresenta-se com a finalidade de restabelecer o equilíbrio e evitar a propagação crescente da força do vetor resultante.